terça-feira, julho 17, 2018

Radar estaria registrando velocidade maior que a do veículo em Luís Correia

Vídeo: motorista flagrou o radar que fica em frente ao Sesc Praia, em Luis Correia, registrando uma velocidade maior que velocímetro do veículo. Confira o vídeo!

Condutores que trafegam pela PI-116, em Luís Correia, no litoral do Piauí, estariam sendo multados irregularmente. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um motorista trafegando no limite da via, que é de 40 km/h, enquanto o radar fixo de velocidade marca 45 km/h. 

As imagens foram gravadas neste domingo (15). O motorista, que prefere não ser identificado, conta que resolveu fazer o vídeo porque acredita que outros condutores também tenham sido multados irregularmente. 

"Acredito que todos os redutores em Luís Correia estão sem manutenção. Na via há vários redutores de velocidade e todos podem estar com problema. Resolvi divulgar porque isso já aconteceu comigo há uns três anos na Avenida na João XXIII, em Teresina. Entrei com recurso que não deu em nada", reclama o motorista.

Em entrevista, o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, disse que será enviada uma equipe para verificar a denúncia. 

"Com essa reclamação, já solicitei que a empresa que faz a manutenção vá ao local fazer aferição dos fotosensores dessa PI. Como é um equipamento eletrônico, pode ser que uma queda de energia tenha descalibrado o radar. Outra hispótese é que o carro também não esteja marcando a velocidade correta", explica Pires.

O secretário orienta ainda que, comprovado o problema no fotosensor, a multa será anulada. O motorista lesado pode entrar em contato através do 86 3215 4527. 

Nota de esclarecimento:
A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) esclarece que o Inmetro está realizando teste no referido equipamento. Portanto, as capturas feitas pelo citado radar, não estão sendo processadas em infrações, até nova aferição, marcada para o dia 19 de julho.
Todavia, levando-se em consideração o caso do vídeo, para a captura do equipamento se tonar infração, há por lei uma tolerância de 7 km/h entre a velocidade permitida na via e a medida no equipamento. Essa tolerância é exatamente para cobrir a diferença entre o velocímetro e o Radar.
Na própria aferição a tolerância máxima admitida pelo Inmetro é de 5 km/h, tanto para mais quanto para menos.

Por Graciane Sousa/idadeverde.com | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: