quinta-feira, julho 12, 2018

Prefeitura inicia 1ª etapa das obras de reforma do Mercado da Caramuru

Prefeitura de Parnaíba inicia 1ª etapa das obras de reforma do Mercado Municipal da Rua Caramuru.
Estão sendo montadas tendas para abrigar provisoriamente os feirantes no período de demolição e construção dos novos boxes.
A prefeitura de Parnaíba, através da secretaria de infraestrutura e da Empa (Empresa Parnaibana de Serviços Públicos) já começou a execução do projeto da reforma completa das instalações do mercado da Rua Caramuru, que inclui também a transformação da Praça Santa Cecília em estacionamento, cujo projeto também já foi elaborado.

“O trabalho será feito por etapas e estamos iniciando a primeira, que consta da construção de boxes novos para todos da área invadida na frente do mercado para a Rua Caramuru. Serão 500 metros quadrados de área construída – em torno de 100 boxes, aproximadamente. Eles serão diferenciados – alguns ficarão maiores porque seus proprietários já possuem direito adquirido. Vamos manter todos os que invadiram a área há mais ou menos 12 anos, porque são pais de família que dali tiram seu sustento e o da família. Fizemos um estudo do modo que ninguém perca sequer um metro quadrado. Todos vão ganhar seu box novo, todos unificados, com dimensões adaptadas para o tipo de produto que vendem e do tamanho que cada um já possuía por direito adquirido”, esclarece a secretária Gracinha Moraes Souza.
De acordo com a secretária, estão sendo construídas tendas na parte onde era estacionamento e sendo vista a questão da segurança no local. A previsão é de que até o final da semana será feita toda a mobilização, para colocar ali o pessoal da frente do mercado, na Rua Caramuru. “Queremos fazer tudo sem transtornos, vamos fornecer a energia para que todos montem seus pontos de comércio e continuem  com suas vendas” – destaca Gracinha.

Segundo ela, feita a transferência das pessoas será providenciada a retirada do material velho de madeira, das invasões e, em seguida, a construtora inicia o serviço e tem 30 dias para concluir, “mas conta a partir do dia em que estiver tudo limpo na frente”, esclarece. Disse ainda a secretária que foram feitas reuniões individualizadas “in loco” da ala que vai ser mexida e todos demonstraram boa vontade, “querem ser parceiros, inclusive vão fiscalizar porque vão ganhar novos pontos e virar permissionários. Hoje eles não possuem a permissão, só têm a invasão. E vai ser bom para gente, como cidadãos parnaibanos, visto que teremos um mercado de qualidade e também será bom para o feirante”, acrescentou.

Gracinha disse também que a 2ª etapa já está licitada, “mas não daremos ordem de serviço agora, para evitar tumulto. Por isso estamos fazendo a obra por etapas. Quando forem entregues os 30 primeiros boxes, vamos iniciar com o pessoal do lado direito do mercado, na rua paralela à Pinheiro Machado. Lá será o dobro de boxes e o prazo de término é 45 dias”, finalizou.

O Mercado da Caramuru foi construído na gestão do então governador Mão Santa e recentemente, já na gestão como prefeito municipal, fez o asfaltamento do entorno.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: