quarta-feira, julho 18, 2018

Governo inaugura Policlínica em Parnaíba, mas não coloca em funcionamento

Apesar de inaugurada e amplamente divulgada pelo governo do estado a Policlínica de Parnaíba nunca entrou em funcionamento.
A Policlínica de Parnaíba foi inaugurada, mas permanece de portas fechadas.
A Policlínica de Parnaíba, inaugurada pelo governador Wellington Dias (PT) no último dia 5, ainda não funcionou um dia sequer. Segundo foi anunciado, seria um Centro de Especialidades em Saúde para atender pacientes através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Apesar do secretário de saúde, Florentino Neto, ser de Parnaíba, parece que a “obra” é mais um engodo do governo do estado para com os parnaibanos. O prédio, na Avenida Capitão Claro, é o mesmo que a prefeitura doou à UFPI, para o funcionamento temporário do curso de medicina.
Policlínica de Parnaíba foi inaugurada no dia 5 de julho, mas de lá para cá permanece com suas portas fechadas.
Tentamos contato diversas vezes, por telefone e WhatsApp, com o diretor do Campus Reis Velloso, professor Alex Marinho e com a vice-diretora, Prof.ª Dr.ª Ivanilza Moreira de Andrade, sem retorno. A informação divulgada, sem confirmação, é a de que o diretor Alex Marinho sequer havia participado da inauguração, chateado porque os recursos necessários para o funcionamento da Policlínica, até o dia da inauguração não haviam sido repassados para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí – FAPEPI, que é a conveniada com a Secretaria Estadual de Saúde. Há 6 meses era esperado o repasse dos recursos pelo secretário Florentino Neto e tal não havia ocorrido.

Para observadores do projeto da Policlínica em si é fantástico e foi elaborado pelos professores do curso de medicina da UFPI, tendo como objetivo “produzir conhecimento e informações que possam continuamente atualizar e construir estratégias de enfrentamento aos problemas de saúde, por meio da oferta de serviços e ações mais especializadas, integradas e organizadas de modo a tornar viável, oportuna e produtiva a comunicação entre as Redes de Atenção à Saúde para melhor efetividade dos recursos existentes”.

Porém, “a fita que foi cortada pelo Governador do Estado e pelo Secretário de Saúde foi só mais uma das tantas mentiras deste governo que não preza pela decência e nem respeita o povo. Vão inaugurar, mas não vai funcionar. Vão inaugurar para mostrar que estão realizando obras no último dia que a lei permite o governador, que é candidato a reeleição, a participar de eventos desta natureza”, comentou um profissional de saúde que não quis se identificar.
Fonte: Blog do B. Silva | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: