segunda-feira, julho 02, 2018

Espetáculo “Lendas do Piauí” encanta o público no último dia do São João da Parnaíba

O público que esteve presente na última noite da 18ª edição do São João da Parnaíba, na Praça de Eventos Mandu Ladino - Quadrilhódromo, pôde assistir a apresentação da CIA Balé da Cidade de Parnaíba com a prévia do espetáculo “Lendas do Piauí”, que tem como coreografa, Márcia Alencar.

Inspirados e buscando valorizar as manifestações folclóricas genuinamente piauienses, os integrantes da CIA Balé da Cidade de Parnaíba, apresentaram seis lendas na noite deste sábado, dia 30 de junho. As lendas apresentadas foram: Cabeça de Cuia; Sereia de Atalaia; Zabelê; História da Catirina (Bumba Meu Boi); Carnaúba e Macirajara. A exibição do espetáculo foi apenas uma prévia do primeiro ato que tem previsão de estreia para o mês de agosto durante as comemorações de aniversário da cidade, onde será apresentado na íntegra.
A direção do espetáculo planejou e desenvolveu o trabalho sempre buscando vivenciar a riqueza da cultura, procurando manter vivo o patrimônio imaterial acerca das “Lendas” do Estado. Antes do início da apresentação dos bailarinos da CIA Balé da Cidade de Parnaíba, foi feito a leitura de Cordel e CIA Balé da Cidade, que enfatizou as riquezas do Piauí e suas “Lendas”.

A apresentação e o sincronismo dos dançarinos da CIA Balé da Cidade de Parnaíba encantaram o público que assistiu ao espetáculo. Ao final da exibição os bailarinos cantaram o Hino da Parnaíba, que foi acompanhado pelos presentes no evento.
Segundo a coreografa Márcia Alencar, a dança é um importante componente cultural e o folclore piauiense pode e deve ser representado através dela, procurando manter viva as tradições. “Valorizar o nosso Piauí, a nossa cultura por meio da dança é o nosso propósito. O espetáculo foi magnífico e a performance dos bailarinos foi maravilhosa”, disse Márcia Alencar.

Para Márcia Alencar, o apoio que a CIA Balé da Cidade de Parnaíba vem recebendo do Governo Municipal através do Prefeito Mão Santa e da Primeira-Dama Adalgisa Moraes Sousa, da Federação das Indústrias do Piauí, através de seu Presidente Antônio José de Moraes Souza Filho, “Zé Filho”, entusiasta da cultura local, da Deputada Estadual Juliana Moraes Sousa e do Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Geraldinho Alencar, é de suma importância para poder levar até a população e turistas o conhecimento da cultura piauiense por meio da dança. O evento foi uma realização do SESI-PI, SENAI-PI, e Prefeitura de Parnaíba e teve início às 19h30min.

















Por: Gilson Brito | Via Acesso Blog PHB | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: