quarta-feira, junho 20, 2018

Sebrae vai apresentar programa de sustentabilidade no litoral

O Programa de Sustentabilidade será apresentado nos municípios de Parnaíba e Cajueiro da Praia. Entidade também fará reunião sobre zoneamento das praias piauienses.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará os eventos Café com Sustentabilidade hoje (20), no município de Parnaíba; e amanhã (21), em Cajueiro da Praia, no litoral do Estado.

Nas duas ocasiões, será apresentado, para empresários da região, o Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções, cujo objetivo é criar um ambiente de incentivo e valorização dos empresários que estão aplicando os princípios da sustentabilidade em seus estabelecimentos. Foto: Andressa Martins/GP1

“Esse encontro será uma oportunidade de disseminação de conhecimento sobre práticas sustentáveis e também momento de novos empreendedores de meios de hospedagem e alimentação aderirem ao programa desenvolvido pelo Sebrae”, destaca o analista do Sebrae no Piauí, Élcio Lima.

A sustentabilidade tem sido fomentada pelo Sebrae por meio de diversas ações, a exemplo de cursos e consultorias sobre gestão empresarial, política de sustentabilidade, eficiência energética, entre outras áreas. “A divulgação da Rota das Emoções com ênfase na responsabilidade ambiental também tem sido uma ação de fomento à sustentabilidade”, informa Lima.

Inclusão social, estímulo ao desenvolvimento econômico local, encontros e rodadas de negócios e diagnóstico da situação dos resíduos sólidos dos municípios da Rota também são algumas das iniciativas que o Sebrae promove junto aos empresários do litoral piauiense.

A Rota das Emoções é um roteiro turístico integrado que reúne 14 municípios do litoral do Piauí, Ceará e Maranhão. A natureza exuberante, com destaques para as belas praias desses Estados, é um dos atrativos da região. Além disso, a gastronomia, a cultura e o artesanato fazem desse destino um lugar inesquecível para os visitantes.

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE
Em 2012 foi desenvolvida a metodologia do Programa de Sustentabilidade dos Meios de Hospedagem da Rota das Emoções com base nas diretrizes do Programa Nacional de Certificação em Turismo Sustentável, PCTS, e na Norma Brasileira 15.401 de 2006, na qual ficam claros os requisitos relativos à sustentabilidade de meios de hospedagem, estabelecendo critérios mínimos específicos de desempenho em relação à ações sustentáveis.

O programa foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade na categoria parceiros institucionais em 2014, e integrou o Mapa de Sustentabilidade do Turismo Brasileiro desenvolvido pelo Ministério do Turismo e Braztoa.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO SOBRE O KITESURF NO LITORAL 
Amanhã (21), em Cajueiro da Praia também acontecerá uma reunião com empresários e agentes relacionados à prática de kitesurf nas praias piauienses.

Na ocasião, representantes das prefeituras de Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba debaterão sobre zoneamento do litoral piauiense. O zoneamento é uma forma de proporcionar maior segurança para os praticantes de esportes náuticos e também para os visitantes e turistas que visitam essas praias.

ASCOM | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: