sexta-feira, junho 01, 2018

Guarda Civil Municipal de Parnaíba completa 20 anos nesta sexta, 1º de junho

Primeiro de junho 2018 - 20 anos da primeira Guarda Civil Municipal de Parnaíba. A primeira Guarda Civil criada no Piauí.
A Guarda Civil Municipal de Parnaíba, que completa em 01/06/18. 20 Anos de existência, foi criada pelo Prefeito Municipal, Antônio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho, através da Lei Municipal nº 1.615, de 23 de dezembro de 1997, com base no § 8.° do Artigo 144 da Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil. Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Parnaíba é regida pela Lei Municipal nº 1.989, de 17 de novembro de 2003, tendo sido atualizada pelas Leis Complementares Nº 023/2013 (de 07/05/2013) e Nº 010/2017 (de 09/11/2017) & Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

Subordinada indiretamente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, por meio da SETRANSAFS (Secretaria Municipal de Trânsito e da Articulação com as Forças de Segurança), a Guarda Civil Municipal de Parnaíba foi criada a partir da necessidade de implantação de um novo ordenamento do Trânsito na cidade de Parnaíba, através da Lei Federal Nº 9.503 (de 23/09/97). Tais decisões legais e administrativas conduziram nossa cidade à condição de pioneira no Estado, ao implantar a Primeira Guarda Civil Municipal Do Estado Do Piauí.
Tal como se autodenominam aqueles torcedores apaixonados, éramos “Um bando de loucos”, mais especificamente 25 Guardas loucos para mostrar nosso amor e trabalho a Parnaíba, que após um concorrido Concurso Público e extenso Curso de Formação de 420 horas (Curso de formação realizado em todas as três turmas de ingresso à GCP), com duração de 03 meses, estávamos aptos, no dia 01.06.1998, a mudar, para melhor, a história do município de Parnaíba.

Nada foi fácil, contudo ao longo destes 20 ANOS, a GCP inovou e participou decisivamente da vida do parnaibano, sobretudo em Eventos de grande público, tais como:

  • Carnavais;
  • Reveillons;
  • Campanhas educativas de trânsito (que foram executadas em nossas escolas, alcançando muitos jovens e adolescentes);
  • Grandes eventos religiosos;
  • Participação conjunta e direta, com as forças de segurança da Parnaíba, no tocante a planejamento, organização e acompanhamento às visitas de chefes de estado, como ex-presidentes;
  • Festividades juninas;
  • Desfiles cívicos;
  • Festas natalinas;
  • Carreatas;
  • Eventos esportivos (Torneios de motocross, Piocerá, Tocha Olímpica);
  • Fepeme e shows;
  • Blitzs (durante noites inteiras). 
Concluindo, a Guarda Civil Municipal de Parnaíba – GCP, construiu uma sólida e consistente relação de comprometimento, respeito e carinho, e, em algumas raras oportunidades, até mesmo de ressentimento e ódio (em relação as multas) com a belíssima Parnaíba. É incontestável que muitos hábitos foram instituídos no decorrer destes 20 longos anos de vida, como a obrigatoriedade de capacete, formas padronizadas de estacionamentos para carros e motos, etc.

A Guarda Civil Municipal é sempre a primeira a chegar e os últimos a sair, por ocasião dos Grandes Eventos, estão sempre presentes, coordenando, ouvindo, comentando e orientando a todos. Passamos por um momento sombrio de nossa existência, haja vista a muralha de dificuldades e incertezas que atormenta a todos nós, todavia, o momento não é para lamentações e sim para agradecermos, principalmente ao nosso pai maior (DEUS).
Atualmente seu contingente é composto por 53 Guardas Municipais de Parnaíba, admitidos por intermédio da realização de três (03) Concursos Públicos: 1ª Turma (1998 - com 20 anos de existência / Pioneiros); 2ª Turma (2003 – com 15 anos de existência - Guardas valorosos que intensivamente e bravamente trabalham, com denodo, no dia a dia); 3ª Turma (2014 – com 04 anos de existência, guardas jovens, recém-ingressos, mas que amadurecem e compreendem o valor que representa pertencer a essa Instituição).
           
As principais competências da Guarda Civil Municipal são:                  

  • Defender os bens públicos municipais;
  • Executar serviços de vigilância nos logradouros públicos, fortalecendo e consolidando a segurança urbana;
  • Fiscalizar e dar cumprimento a toda ordenação de trânsito urbano;
  • Auxiliar os órgãos de defesa civil existentes no Município, em estados de calamidade pública ou situação de emergência;
  • Desenvolver, conjuntamente com os órgãos Municipais, Estaduais e Federais, campanhas de relevante interesse do Município;
  • Auxiliar os órgãos municipais de educação, prevenção e defesa do Meio Ambiente, entre outras.
Consoante sua história, já intimamente relacionada com a bravura do povo parnaibano, como diz a letra de nosso hino:

“Teus filhos bravos
No embate rudo
Fazem do peito
Um brônzeo escudo

E quem da luta
Todo ardor não liba
Ao som do brado:
Salve ó Parnaíba”

Que venham outros tantos 20 anos de Guarda Civil Municipal de Parnaíba, patrimônio desta cidade!

Parabéns guardas municipais de Parnaíba!! 

Jornal da Parnaíba
Postar um comentário