quarta-feira, junho 27, 2018

CRM-PI inaugura seccional em Parnaíba na sexta-feira, dia 29

CRM-PI leva curso de reanimação cardiopulmonar durante inauguração da seccional do CRM-PI em Parnaíba
Curso Emergencia Cardiopulmonar em adulto Dr. Luiz Bezerra Neto -- CRM-PI
A inauguração da seccional do Conselho Regional de Medicina do Piauí, em Parnaíba, no litoral do Estado promete ser um grande acontecimento para a saúde de Parnaíba e região, nesta sexta-feira (29), às 18 horas na própria sede da seccional. 

Além da inauguração com festa, a diretoria do CRM-PI levará Curso de Reanimação Cardiopulmonar e Manejo de Vias Aéreas Adulto e Neonato, que acontecerá na noite de sexta-feira (29) e na manhã do sábado (30) no prédio da Unimed. A sede da seccional está situada na Av. Álvaro Mendes, nº 1813, bairro Nova Parnaíba.
Curso Emergencia Cardiopulmonar em adulto Dr. Luiz Bezerra Neto -- CRM-PI
Quanto ao curso, serão na verdade dois cursos teóricos e práticos, sendo a parte voltada para reanimação de adultos coordenada pelo cardiologista Luiz Bezerra Neto. O neonatologista Marcos Bittencourt da Silva aplicará o curso voltado para reanimação e cuidados com recém-nascidos (RN).

O CRM-PI informa que médicos, estudantes de medicina e demais profissionais de saúde que trabalham com urgência e emergência poderão participar, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros. A inscrição será feita na Unimed e é gratuita. Na sexta-feira (29), o curso começa às 19 horas e se estenderá até 21h30. No sábado o curso começará às 8h30 e terminará ao meio-dia.

O Dr. Bittenconurt, que atua na maior maternidade pública do Piauí, a Evangelina Rosa, afirmou que o seu curso será voltado para os cuidados com o recém-nascido desde o nascimento até a alta responsável. “Inclusive esse é um novo trabalho, que está sendo executado para melhoria no cuidado do recém-nascido nos hospitais menores do interior, para que se preste uma assistência inicial ao bebê, de forma a reduzir os índices de mortalidade neonatal”. Na aula prática desta sábado, haverá montagem de CPAP, cateterismo umbilical e primeiros cuidados com RN na sala de parto (gold hour). “A primeira hora do nascimento do recém-nascido é fundamental para a vida. Previnir a hiportemia, ajudar o RN a respirar, o contato pele a pele e iniciar o apoio ao aleitamento materno. Isso é ‘gold hour’. São medidas de baixo custo, sem uso de muita tecnologia, mas que são essenciais para a sobrevida das crianças com qualidade”, explicou.

Por: Márcia Cristina Rocha | Edição: Jornal da Parnaíba
Postar um comentário