sábado, maio 05, 2018

Parnaíba realiza palestra sobre Hipertensão Arterial

O Setor de Saúde do Campus Parnaíba realizou, nos dias 27 e 30 de abril, palestra sobre Combate a Hipertensão Arterial, tendo em vista que o mês de abril foi escolhido para conscientização sobre as formas de prevenção e combate a essa doença.
De acordo com a médica do campus, Raizza Luz, as doenças cardiovasculares elevam significativamente a mortalidade da população. “A hipertensão arterial sistêmica tem papel preponderante nisso por ser uma  doença silenciosa tendo como sintoma a complicação, com destaque para o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular encefálico. Conscientizar e educar o jovem sobre esse tema é uma forma de prevenção e combate à hipertensão arterial sistêmica”, ressalta.

Participaram da palestra alunos dos cursos técnicos (integrado e subsequente), cursos superiores e servidores do campus.

Hipertensão - De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a pressão alta é uma doença "democrática". Ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.
A hipertensão é muito comum na população adulta. A estimativa é que ela atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. Também é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.

Da redação: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: