quinta-feira, abril 12, 2018

Temer sanciona lei que cria universidade em Parnaíba

O presidente Michel Temer sanciona Projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
No final da tarde desta quarta-feira (11), o presidente Michel Temer assinou a lei que cria a Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí. O Projeto de Lei 5272/16 foi aprovado no Congresso no dia 20 de março e seguiu para sanção presidencial. A assinatura aconteceu em cerimônia no Palácio do Planalto.

A UFDPar foi criada com o desmembramento do campus Ministro Reis Velloso que hoje pertence à Universidade Federal do Piauí (UFPI), na região de Parnaíba. Está prevista a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados. Uma conquista que se iniciou com a luta do então senador Mão Santa.

De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, a UFPI, funcionará como tutora nos primeiros anos das novas instituições. O orçamento, inclusive, continuará indo para as tutoras nesse período. “O primeiro passo é estruturar a universidade, com acompanhamento da universidade tutora. [...] Depois de ter minimamente a estrutura, a tutora continuam apoiando até a total autonomia desse processo, que deve durar de quatro a cinco anos”. O ministro disse ainda que a abertura de novas vagas só será discutida após a estruturação inicial.

A proposta foi apresentada pelo próprio Ministério da Educação e prevê a criação de 221 cargos efetivos de técnicos-administrativos em educação, 47 cargos de direção, 265 funções gratificadas e oito funções comissionadas de coordenação de curso, com recursos anuais estimados em R$ 13,5 milhões. 

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: