terça-feira, abril 24, 2018

Por falta de seringa estado do Piauí deixa de vacinar crianças contra gripe

A Sesapi ainda não enviou para os municípios as seringas para vacinação das crianças entre seis meses e cinco anos; Outros públicos já podem se vacinar.
No estado do Piauí, por falta de seringas e agulhas apropriadas para este público, a vacinação de crianças com idade entre seis meses e cinco anos foi adiada até a chegada desse material.
O estado do Piauí teve que adiar em todas as cidades do interior a vacinação contra a gripe para crianças entre seis meses e cinco anos. Para os outros públicos, a campanha acontece normalmente. O adiamento para essa faixa etária aconteceu porque a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) teve dificuldades para adquirir seringas e agulhas específicas. Em todo o país, a campanha iniciou dia 23 de abril. Teresina teve, na sexta-feira (20), a primeira confirmação de um caso de H1N1.

As doses da vacina são fornecidas pelo Ministério da Saúde, as seringas e agulhas são de  responsabilidade do governo do estado, noa caso do Piauí a Sesapi (Secretaria de Saúde do Estado do Piauí) que tem a frente o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Veras Neto. Cabe as prefeituras toda logística para aplicar as vacinas.


"Recomendamos que as cidades informem para as pessoas que tivemos dificuldade em adquirir essas vacinas, que são diferentes para crianças. Mas logo estaremos recebendo e repassando para todos os municípios", informou o parnaibano Herlon Guimarães, diretor da unidade de vigilância e saúde da Sesapi.
Nas Unidades Básicas de Saúde do município de Parnaíba a vacinação contra a gripe acontece para os demais públicos normalmente dentro da programação.
Segundo a Sesapi, as crianças são apenas parte do grupo prioritário que já pode começar a buscar os postos de saúde para receber a vacina gratuitamente. A previsão é de que as seringas para crianças cheguem ao estado na quarta-feira (25) e seja distribuída para todos os municípios no fim de semana. Na próxima segunda-feira (30), todas as cidades poderão vacinar as crianças.

Segundo o Ministério da Saúde, o Dia D da mobilização nacional será no sábado, 12 de maio. A campanha termina dia 1º de junho e não haverá prorrogação. No Piauí, a Saúde estima vacinar aproximadamente 800 mil pessoas.

Jornal da Parnaíba
Postar um comentário