quarta-feira, abril 25, 2018

Personalidades de Parnaíba: James Frederick Clark

James Frederick Clark nasceu em Keswick Humberland, Inglaterra, a 14 de março de 1855. Com quatorze anos de idade, chegava a Parnaíba, no dia 15 de novembro de 1869, a bordo do veleiro “Enterprise”, para trabalhar na firma Singlehurst, Nephew & Cia dirigida por Paul Robert Singlehurst, conhecido como “Paulo Inglês”, proprietário da “Casa Inglesa”, com um contrato de aprendizagem de cinco anos, assinado em Liverpool.
Aos 14 anos, James Frederick Clark chegava em Parnaíba para trabalhar na Casa Inglesa
James Frederick Clark passou a ser sócio em 1884 da “Casa Inglesa”, com o falecimento do chefe da mesma, foi organizada outra firma Singlehurst & Clark, a qual existiu até 31 de dezembro de 1900. Desta data em diante, a “Casa Inglesa” passou a estar sob a responsabilidade de James Frederick Clark como único dono.

Casou-se em 10 de maio de 1884, com Dona Ana Gonçalves Castelo Branco, de Oeiras, educada em Londres.

Através da “Casa Inglesa”, já constituía uma tradição, ele desenvolveu o comércio em todos os seus setores, tornando-se Parnaíba conhecida e conceituada lá fora como o maior centro comercial exportador e importador do Piauí. Foi também sócio fundador da Associação Comercial de Parnaíba.

James Frederick Clark foi o pioneiro da cera de carnaúba no Nordeste brasileiro, fazendo as primeiras exportações desse produto vegetal para a Europa que o industrializou, abrindo, assim grandes perspectivas para a economia piauiense.

Pelo seu espírito empreendedor e pelo seu pioneirismo, as classes empresariais de Parnaíba prestaram-lhe uma significativa homenagem, construindo uma herma, em bronze, cujo pedestal simboliza um pé de carnaúba, com as suas folhas abertas. Este monumento está na Praça Santo Antônio, ao lado do Centro Cívico.

Exerceu o cargo de Intendente Municipal, foi funcionário da Alfândega, ocupando várias vezes, interinamente, as funções de Inspetor. Homem que gozava, em seu tempo, de alto conceito, pois tinha um coração sempre aberto a caridade e aos amigos que o procuravam.

Morreu na Rua Grande, hoje, Avenida Getúlio Vargas Nº 683, naquela casa bicentenária.
Busto de James Frederick Clark no Centro Cívico, centro de Parnaíba.
Por Danielle Ilario Rodrigues
Revisado pelo prof. Me. Moacyr Ferraz do Lago
Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: