terça-feira, abril 17, 2018

Morador usa caiaque para transitar em rua alagada de Parnaíba e vizinho

Prefeitura informou que 14 famílias já estão desabrigadas e que número pode aumentar. Quatro bairros são os mais afetados pela elevação do nível da água.
Morador utiliza caiaque para transitar em rua alagada de Parnaíba (Foto: Reprodução)
Em Parnaíba, litoral do Piauí, nesta segunda-feira (16) o aumento do nível dos rios Parnaíba e Igaraçu provocou alagamentos em regiões ribeirinhas da cidade. Um morador na cidade utilizou a elevação da água sobre a rua para sair de cada de caiaque. Quatro bairros são afetados pelas cheias dos dois rios e 14 famílias já estão desabrigadas, segundo a prefeitura.

No bairro São José um morador teve de utilizar um caiaque para conseguir sair de casa. O bairro fica às margens do Rio Igaraçu, um braço do Rio Parnaíba, que atingiu no fim de semana a cota de inundação em Luzilândia. A prefeitura de Parnaíba informou que os bairros Cantagalo, Igaraçu, e Lagoa da Prata também foram afetados pela elevação do nível das águas.

Segundo Fábio Barros, secretário de Assuntos Especiais da Prefeitura de Parnaíba, há o monitoramento de cerca de 100 famílias nos bairros mais afetados. “Nenhum dos bairros está em estado crítico. O que existe é a tendência de piorar porque o rio está subindo. Temos equipes de plantão desde a noite de sexta-feira monitorando a situação”, disse o secretário acrescentando que 14 famílias foram atingidas e levadas para abrigos.

O secretário informou que a prefeitura pediu ao governo do Estado a liberação de prédios sem uso para abrigar mais famílias. “Acreditamos que esse número de famílias aumente com a elevação do rio. Estamos monitorando o bairro São José, Igaraçu, Cantagalo e Lagoa da Prata, de onde retiramos famílias”, comentou Fábio Barros.

Por Carlos Rocha/G1 | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: