quinta-feira, abril 19, 2018

Heráclito elogia Engenho Cultural São Francisco, em Parnaíba

O Engenho São Francisco está localizado na cidade de Parnaíba e é uma iniciativa do ceramista e artista plástico Jackson Cristiano.
Museu de artes visuais "Engenho Cultural São Francisco"
Em seu pronunciamento nesta quinta-feira, 19, o deputado Heráclito Fortes (DEM) destacou o trabalho do artista plástico e ceramista Jackson Cristiano que, sozinho, idealizou o Engenho Cultural São Francisco, localizado na estrada do Cacimbão na cidade de Parnaíba, e que se tornou o primeiro espaço de artes visuais do Estado.

“É meritório o trabalho do Jackson e merece o meu aplauso e louvor e a certeza de que dentro de pouco tempo vamos ter esse museu enriquecido com belas obras de arte da cultura popular brasileira e piauiense”, disse o deputado, revelando que está fazendo um trabalho para agregar peças ao acervo do artista.
O ceramista e artista plástico Jackson Cristiano, idealizador do museu
Heráclito Fortes contou que conheceu o Engenho a convite do prefeito Mão Santa e que ficou impressionado com a determinação e dedicação do artista. “trata-se de uma obra solitária e determinada, que reúne em seu acervo, obras de sua lavra e de outros pintores piauienses e brasileiros, inclusive do artista que o inspirou, o mestre pernambucano Francisco Brennand”, pontuou.

O Engenho São Francisco está localizado na cidade de Parnaíba e é uma iniciativa do ceramista e artista plástico Jackson Cristiano que, após visitar pela primeira vez em 2003, a oficina cerâmica do mestre pernambucano Francisco Brennand, passou a alimentar a ideia e o sonho de erguer em solo piauiense um local onde fosse possível abrigar, preservar e divulgar um acervo representativo de sua obra, fruto da inquietação e persistência do pesquisador, o que a torna dinâmica e em constante ebulição, bem como obras de outros artistas que compõem o cenário das artes visuais de sua região e Estado, além de disponibilizá-lo à visitação pública.
Deputado Federal Heráclito Fortes
“Eu nunca imaginei que minha ideia pudesse ter essa repercussão. Eu fiz cada coisinha aqui sem nunca imaginar que fosse tão longe. Estou feliz demais com esse pronunciamento do deputado, em especial, pelo apoio ao Projeto”, disse o artista, ao saber do discurso.





Jornal da Parnaíba
Postar um comentário