sexta-feira, março 23, 2018

Maior cajueiro do mundo, peixes-boi, e guarás são destaques de reportagem

Aventura pelo Delta do Parnaíba revela espetáculos da natureza. Pé de caju gigante é atração!
A equipe do Terra da Gente vai ao Delta do Parnaíba, um arquipélago formado por mais de 70 ilhas na divisa dos estados do Maranhão e do Piauí. Nesta expedição à região costeira nossos repórteres revelam a riqueza e abundância da natureza que existe ali.

Você já imaginou ter um pé de caju do maior que um campo de futebol? O pequeno município de Cajueiro da Praia, que possui 7.500 habitantes é conhecido por abrigar o maior cajueiro do mundo. A árvore que tem mais de 200 anos e impressiona pelo tamanho e pela quantidade de galhos ramificados é considerado um patrimônio oficial da cidade e é protegida por lei municipal.

Em um ambiente de transição entre o mar e o rio a vida se manifesta. Além de ser ponto de visita de aves migratórias e tartarugas marinhas o estuário é também o berçário de peixes-bois-marinhos. Nossa equipe vai até um ponto estratégico para observar de perto este mamífero difícil de ver em ambiente natural. E o encontro surpreende: uma fêmea com filhote aparece à vontade nadando próximo ao barco do time.

Em outro trecho, agora no rio Paranaíba o desafio é registrar os bugios que vivem nos manguezais. A espécie que vive em grupo é fundamental para manter a vida no mangue em equilíbrio. O espetáculo da natureza é encerrado ao fim do dia com o desfile dos guarás no entardecer. A ave agrupa-se em bando em árvores para repousar e enfeitam a vegetação com a plumagem avermelhada. Turistas e observadores vão até o local para assistir este show da vida selvagem.

Fonte: Parnaíba Ponto Com | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: