quarta-feira, março 21, 2018

Estação espacial fora de controle deverá passar sobre Parnaíba no domingo

A estação espacial chinesa Tiangong-1 está fora de controle e deverá cair em local ainda ignorado entre os dias 27 de março e 8 de abril, de acordo com a Agência Espacial Europeia.
De acordo com o site Satview.org, que rastreia a posição dos satélites e todo o lixo espacial ao redor da Terra, o módulo chinês passará sobre Parnaíba, às vésperas de sua queda, na tarde do dia 25 de março, domingo, por volta das 16 horas.

O objeto cruzará o litoral piauiense e seguirá no sentido sudeste passando sobre Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas antes de seguir pelo Atlântico. Dada sua alta velocidade, estima-se que a Tiangong-1 leve menos de 5 minutos para cruzar esta faixa de estados. Fatores como claridade e posição do sol impedirão que sua passagem seja vista a olho nu.

PASSAGEM POR PARNAÍBA - Trecho que a estação deve percorrer entre 15h57min a 16h03min de 25 de março de 2018. 
Reentrada - Possível ponto de reentrada do módulo chinês
Ponto de Reentrada
Segundo a Agência Espacial Brasileira (AEB), não é possível determinar com exatidão o ponto de reentrada o módulo chinês na atmosfera terrestre. Porém, de acordo o site Satview.org, o Comando Estratégico de Defesa dos Estados Unidos, órgão ligado ao Departamento de Defesa americano, prevê que o local da reentrada da estação poderá ser o sudoeste da América do Sul no dia 31 de abril às 23:43 (horário de Brasília).

Se os americanos estiverem certos quanto ao ponto de reentrada, os destroços do Tiangong-1, que mede 12 metros de comprimento e pesa 8,5 toneladas, podem cruzar o céu do Brasil, incluindo a Região Nordeste. Esta posição pode variar conforme novos cálculos das agências.

Apesar da apreensão, a Agência Espacial Brasileira acredita ser improvável que estes detritos atinjam pessoas ou propriedades.

Por Messias Ximenes/Blog do Pessoa

Nenhum comentário: