quarta-feira, março 21, 2018

Criação da Universidade do Delta do Parnaíba é aprovada em definitivo

O projeto segue agora para sanção do presidente. O deputado Heráclito Fortes (DEM) participou da votação e destacou a importância do assunto.
Deputado Heráclito Fortes participou da votação - Foto: Marcelo Cardoso/GP1
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa terça-feira (20), a proposta de criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A medida está prevista em substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 5272/16, do Poder Executivo e irá, agora, à sanção.

O deputado Heráclito Fortes (DEM) participou da votação e destacou a importância do assunto. “Essa é uma luta antiga, que começou com o ex-senador, e hoje prefeito de Parnaíba, Mão Santa, com a colaboração do ex-ministro da Educação, Paulo Renato. Juntos, eles deram início à discussão para a instalação desta Universidade”, destacou Heráclito Fortes, lembrando ainda do empenho do deputado federal Paes Landim, um dos defensores da causa.

Heráclito Fortes também agradeceu o apoio recebido pelo atual ministro da educação, Mendonça Filho. “O contato com o ministro Mendonça Filho foi fundamental para que esse sonho de Parnaíba e região se tornasse realidade”, disse.

Além da Universidade do Delta do Parnaíba, o texto dos senadores inclui ainda a criação de outra universidade por desmembramento, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), originada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Jornal da Parnaíba com informações do GP1

Nenhum comentário: