segunda-feira, março 26, 2018

Comércio varejista responde bem ao funcionamento aos domingos em Parnaíba

Desde que foi regulamentado seu horário de funcionamento ano passado pelo prefeito Mão Santa, o comércio varejista vem dando resultados animadores e a expectativa é de que se firme como uma nova forma de impulsionar o crescimento de Parnaíba. Assinada em 14 de março do ano passado, a lei complementar permite a abertura de lojas aos domingos.
A lei complementar assinada por Mão Santa alterava artigo 223 de outra lei complementar, a 1620 em vigor desde 1997 e que instituiu o Código de Postura do Município, regulamenta o horário de funcionamento do comércio aos domingos desde que respeitadas as convenções coletivas de trabalho. Pelo documento assinado no ano passado as repartições públicas municipais poderão funcionar aos domingos.

Por ocasião da assinatura pelo prefeito, o presidente da Associação Comercial de Parnaíba, Luís de Sousa Pessoa, declarou que este antigo pedido da categoria pela regulamentação do funcionamento do comércio aos domingos estava sendo atendido. A opinião dos comerciantes da região da Caramuru no bairro Piauí tem acompanhado a do presidente da ACP.
Um ano depois Luís de Sousa Pessoa diz que a medida foi acertada e mesmo com a pouca adesão do centro vai proporcionar uma movimentação significativa no comércio varejista, dando oportunidades aos supermercados, lojas de confecções e vestuário, restaurantes e lanchonetes, lojas de variedades e os shoppings, que foram os maiores beneficiados. “Estamos vivendo outro momento no comércio de Parnaíba”, diz o presidente Pessoa.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Piauí, Gregório Cardoso, há dezesseis anos na entidade e mais de vinte e cinco no setor, o comercio aos domingos está funcionando e responde muito bem às expectativas na zona sul onde está concentrada a maior oferta de lojas e outros estabelecimentos comerciais em toda a extensão da avenida Caramuru e Pinheiro Machado.
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Piauí, Gregório Cardoso
Segundo Cardoso, para a avenida Caramuru e a João Silva Filho, o funcionamento foi liberado, enquanto que no centro, que compreende a praça da Graça e toda a região, as atividades comerciais não funcionam nos feriados e domingos. Na semana passada foi aprovada a convenção coletiva de trabalho em Parnaíba e para todo o ano de 2018 estão previstas negociações com os supermercados.

Por Pádua Marques/Blog do B Silva | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: