segunda-feira, fevereiro 26, 2018

UFPI vai inaugurar em Parnaíba Laboratório de Saúde Pública

Alex Marinho, diretor do Campus  Ministro Reis Velloso (UFPI)

Programado para entrar em atividades inicialmente nos primeiros meses do ano passado, o laboratório de saúde pública do Campus  Ministro Reis Velloso (UFPI), na Praça da Graça (antigo PAM), deverá entrar em funcionamento provavelmente dentro de 30 dias, conforme assegura o diretor do Campus, professor Alex Marinho.

Ele explica que o motivo do atraso foi “uma série de normativas obrigatórias para colocar o laboratório em pleno funcionamento. Primeiro - disse ele - foi necessário o cadastro no Conselho de Biomedicina e o alvará de funcionamento. Outra questão estava relacionado à energia elétrica, porque o prédio possuía um débito que era de responsabilidade do Governo do Estado, que arcou com pagamento. “Há 2 meses regularizamos o processo junto à vigilância sanitária e o alvará de funcionamento, enfim, tudo demandou tempo, mas agora a data prevista para a inauguração é em em torno de 30 dias”, disse o diretor.
Laboratório de Saúde Pública de Parnaíba
Alex Marinho explicou que, enquanto a equipe de técnicos de biomedicina cuidava da parte burocrática, que é toda a documentação necessária para a regulamentação e o funcionamento, outra parte da equipe cuidou da parte relativa à instalação de todos os equipamentos. 

Ele adiantou ainda que inicialmente serão atendidos pacientes encaminhados do Hospital Dirceu Arcoverde, das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Especialidades Médicas (CES) que a Universidade Federal do Piauí vai abrir na Avenida Capitão Claro, onde funcionou o curso de medicina.

“Vamos fazer um mapeamento durante 6 meses, criar um fluxo de demanda, saber quais são os exames que carecem de mais recursos e ver os fluxo nos atendimentos dos pacientes cadastrados, para avaliarmos a possibilidade de expansão, relata o diretor. Ele avalia que, ao todo, os investimentos estão em torno de R$ 4 milhões.

Fonte: Blog do Bsilva 

Nenhum comentário: