sexta-feira, fevereiro 16, 2018

Temporal encerra aventura de expedição pelo Rio Parnaíba


Temporal encerra aventura de skatistas em travessia pelo Parnaíba e impede chegada ao ao Porto das Barcas no litoral piauiense. Eles saíram da cidade de Porto (PI) e foram até Buriti dos Lopes navegando pelo rio. 
Os skatistas passaram cinco dias navegando no rio
Os aventureiros Thyago Costa, James Piva, Flaviano "Garrote", Sebastião, Leonardo Rocha, Ricardo Torres e José Wilson "Juninho", que saíram no último sábado da cidade de Porto (PI) em travessia ao rio Parnaíba com destino ao Porto das Barcas, em Parnaíba, no litoral piauiense já estão em terra firme. Da cidade de Buriti dos Lopes eles retornaram para Porto encerrando a aventura deste ano.

Um forte temporal e o mau tempo mudou o rumo da travessia e a última parada foi no povoado Coroa de São Remígio, no município de Buriti dos Lopes, ontem, Quarta-feira de Cinzas. Os aventureiros, por conta da força do temporal foram deslocados até o município maranhense de Santa Quitéria, onde tiveram que acampar para fazer consertos nas embarcações por conta do temporal. Mas apesar do perigo que passaram estão todos bem.
Eles saíram em duas balsas construídas com material reciclável
Parte dos aventureiros faz a travessia há mais de 10 anos e em 2007 tudo era uma simples brincadeira, mas com o passar dos anos e diante do que eles avistaram de degradação e falta de preservação do Rio Parnaíba, a travessia passou a ser uma forma de apelo para que as autoridades cuidem desse importante rio.

Todo material usado na construção das duas balsas é retirado do lixo e reutilizado. As boias usadas nas embarcações são feitas de galões reutilizados e até os remos são feitos de material reciclável.
A alegria no retorno da travessia

Skatistas estão em terra firme planejamento a próxima aventura
Por: Ribamar Silva/PortalAZ | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: