segunda-feira, janeiro 01, 2018

Tem início defeso do camarão no estado do Piauí

Período de defeso do camarão nos estados do Pará, Maranhão e Piauí irão segue até o próximo dia 30 de abril.
Tem início nesta segunda-feira (1º de janeiro) toda a região norte e parte do Nordeste, (Pará, maranhão e Piauí) o período de defeso do camarão. Durante este período fica proibida a pesca de camarões rosa, branco e sete barbas, de acordo com a Portaria dos Ministérios do Meio Ambiente e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O período de defeso do camarão irá até o próximo dia 30 de abril.

A portaria interministerial estabelece normas e ordenamento de pesca para a área compreendida entre a fronteira da Guiana Francesa com o Brasil até o Rio Timonha na divisa dos Estados do Piauí e Ceará, como também garante seguro defeso para as famílias de pescadores.

A portaria esclarece ainda que o período mais longo do defeso em áreas que funcionam como berçários para as espécies marinhas ajudará de maneira mais efetiva na recomposição dos estoques.

Estão incluídas nessa situação regiões de estuários, reentrâncias e igarapés, que são áreas consideradas de criadouros naturais.

Durante o período do defeso ficará proibida a pesca artesanal por meio de qualquer arte, técnica ou método de pesca, fixa ou semifixa como a redinha de emalhar, puçás de arrasto, furzacas, muruadas e zangarias.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: