domingo, janeiro 28, 2018

Piçarrinha garante vaga do Brasil no Kite dos Jogos Olímpicos da Juventude


Com medalha no Qualificatório das Américas, na República Dominicana, brasileiro de Barra Grande, litoral do Piauí, classifica o país para ir em busca de medalha em Buenos Aires.
Manoel "Piçarrinha" Santos, kitesurfe piauiense de Barra Grande, Cajueiro da Praia (PI) - Foto: Divulgação/ IKA)
O kiteboarder Manoel "Piçarrinha" Santos, de apenas 17 anos, garantiu a classificação do Brasil na classe TT:R (TwinTip Racing) para os Jogos Olímpicos da Juventude 2018, que serão disputados na capital argentina. O velejador ficou em segundo lugar no qualificatório olímpico, disputado em Cabarete, na República Dominicana, em outubro.

Com 12,5 pontos perdidos, o piauiense de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, vilarejo do litoral do Piauí, só ficou atrás do argentino Geronimo Lutteral (7,5 pontos perdidos), o que lhe valeu a vaga para decolar em busca de uma medalha olímpica.


Manoel Piçarrinha kitesurfe (Foto: Divulgação/ IKA)

- Dei meu melhor e consegui chegar a esse segundo lugar. Gostaria de agradecer a todo mundo que ficou na torcida - afirmou Piçarrinha formado em projeto social de Barra Grande.

O kiteboarder tinha conquistado o direito de representar o Brasil nos Jogos da Juventude ao ganhar a medalha de prata no Mundial Jovem de Kite, em novembro. Faltava, porém, assegurar a classificação do país. Em Cabarete, Piçarrinha esteve sempre entre os três primeiros colocados. Como a Argentina tinha vaga por ser o país-sede olímpico, o segundo lugar foi suficiente para o brasileiro.

Aquele vestido cheio de charme e graciosidade para você sair com as amigas!
Só com looks PINK YELLOW. Então corre pro Paraíba e confere!
No torneio, o piauiense teve um final avassalador na competição. Venceu as últimas três regatas para não deixar dúvidas sobre a classificação. A classe TwinTip Racing (TT:R) tem a disputa de regatas no formato slalom, com os competidores fazendo técnicas do kiteboarding enquanto passam por obstáculos no percurso.

- O começo da competição não foi tão bom porque o vento estava muito fraco, mas no final a condição melhorou e pude competir com meu equipamento mais apropriado - disse Piçarrinha.

Os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 terão a cerimônia de abertura no dia 6 de outubro. O kiteboarding é uma das novidades do programa esportivo. Na vela, haverá disputa nas classes Nacra 15 (mista), Techno 293+ (feminina e masculina) e Kiteboarding TT:R (feminina e masculina).

Por Globo Esporte | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: