quarta-feira, janeiro 31, 2018

Oficinas discutem preservação da paisagem em Cajueiro da Praia, Barrinha e Barra Grande


Oficinas de planejamento participativo discutem ecoturismo e preservação da paisagem em Cajueiro da Praia, Barrinha e Barra Grande.
Além do encontro da boa música com a gastronomia local, a quarta edição do Barra Jazz fomentará a discussão sobre o ecoturismo e a preservação da paisagem em Cajueiro da Praia, Barrinha e Barra Grande. As oficinas de planejamento participativo acontecerão na próxima quinta-feira (1º de fevereiro), no Colégio Adrião de Araújo, localizado na Praça da Matriz de Barra Grande, e contarão com a presença do arquiteto e paisagista Luiz Vieira (PE), com a palestra "Paisagem e Patrimônio Ambiental" e do economista José Gutemberg (PI), que abordará o tema "Metodologia de Planejamento Participativo".

De acordo com o arquiteto Julio Medeiros, um dos idealizadores do Barra Jazz, as oficinas, intituladas de Cajueiro Sustentável, têm como objetivo promover o planejamento participativo com conceitos de ecoturismo e preservação da paisagem na comunidade local. Cada etapa da oficina terá um especialista convidado, focando nos problemas do dia a dia das comunidades de Cajueiro da Praia, Barrinha e Barra Grande, como gestão do lixo, moradia, infraestrutura, saneamento, educação, meio ambiente e controle da paisagem. 

"Faz parte da concepção do evento a oferta de atividades que beneficiem a comunidade. As oficinas ocorrerão em três momentos e a primeira delas, em Barra Grande, será uma prévia para explicar como se dará a proposta, que prevê a revisão do plano diretor da região para chegar a um documento final com diretrizes, problemas e soluções a serem adotadas. Barra Grande ainda está preservada, faz parte da identidade local o ecoturismo, pisar na areia, telhados de palha. Não podemos perder essa identidade", argumenta Julio Medeiros. 

As oficinas serão abertas ao público e contarão com a participação dos donos de pousadas, moradores e especialistas. Na oportunidade, também serão discutidos problemas como a expansão da droga e da prostituição infantil, bem como os tipos de construções a serem erguidas e o processo de estruturação urbana na região. A segunda oficina de planejamento será realizada em Barrinha e a terceira em Cajueiro da Praia. 

Todo o requinte deste Buffet para a sua sala! Corre pro Paraíba e confere! 
Confira a programação completa do Barra Jazz

1º de Fevereiro (Quinta-feira)
9h – Abertura e palestra com o arquiteto Luiz Vieira (PE) sobre paisagem e patrimônio ambiental
11h – Apresentação da Metodologia de planejamento do Cajueiro Sustentável e as etapas com o economista José Gutemberg (PI)
Local: Colégio José Adrião de Araújo (próximo à praça da igreja)

2 de Fevereiro (Sexta-feira)
9h - Barra Trekking 
19h – Feira e gastronomia local
20h – Abertura
20h30 – Clube do Jazz (PI)
22h – Ney Conceição (PA) e Luiz Otávio (RJ)
Local: Praça da Matriz

3 de Fevereiro (Sábado) 
17h – Bloco do Mestrinho e Banda de Pífano Pinga Fogo
19h – Feira e Gastronomia Local
20h30 – André de Sousa (PI)
22h – Roberto Lessa (CE)
Local: Praça da Matriz

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: