quarta-feira, dezembro 13, 2017

Parnahyba ainda sonha com vaga na Copa do Brasil de 2018

Recurso do Parnahyba entra na pauta de julgamento do STJD.
Julgamento do Caso Garcês no Pleno do TJD-PI (Foto: Wenner Tito/GloboEsporte.com)
Dentro de campo, a Copa Piauí acabou. E o 4 de Julho foi o grande campeão. Contudo, nos tribunais, o Parnahyba ainda luta para ter uma chance de disputar o título. O recurso do clube ao Pleno do STJD entrou em pauta e será julgado na tarde da próxima quinta-feira, no plenário do tribunal, no Rio de Janeiro. Nas duas primeiras instâncias, a comissão disciplinar e o pleno do TJD-PI, o Tubarão foi considerado culpado pela escalação do atacante Felipe Garcês, que tem idade menor que a mínima do que a prevista no regulamento da competição, e o time acabou eliminado da final, mesmo tendo se classificado em segundo lugar na primeira fase.

O processo do Parnahyba será o décimo quinto a ser julgado no dia, última sessão do Pleno do STJD antes do recesso de fim de ano. Nas duas primeiras instâncias, o time foi condenado à exclusão da competição e a pagamento de multa de R$ 1 mil. O STJD é a última instância a que o clube pode recorrer dentro da justiça desportiva. Quando protocolou o recurso, a diretoria também pediu a suspensão da final da Copa Piauí, que estava sendo disputada entre 4 de Julho e River-PI, mas o pedido foi indeferido.

- A gente acredita que sim (vai ter um resultado diferente), mas com base naquela mesma tese: os regulamentos da CBF e da FIFA devem se sobrepor aos regulamentos específicos das competições – diz o advogado do Tubarão, Miguel Bezerra.
Felipe Garcês entrou em campo pelo Parnahyba em quatro oportunidades e fez um gol (Foto: Blog do Jonys)
ENTENDA O CASO
A denúncia apresentada pelo River-PI à procuradoria do TJD-PI diz que o Parnahyba não poderia ter utilizado o jogador Felipe Garcês por ele ter nascido no ano de 2000. O regulamento da Copa Piauí estabelece que apenas podem ser inscritos jogadores nascidos entre os anos de 1996 e 1999. O caso foi a julgamento na Comissão Disciplinar, onde o Parnahyba recebeu a primeira condenação. O clube chegou a recorrer ao Pleno, mas a pena foi mantida na segunda instância.

Com a punição, o Parnahyba, que havia terminado a fase de classificação na segunda posição, foi excluído do torneio e ficou fora da final, perdendo a vaga para o River-PI, que havai terminado em terceiro. Após uma goleada de 4 a 0 para cada time nos dois jogos da final, o 4 de Julho ficou com o título por ter feito melhor campanha na primeira fase.

Caso o STJD dê ganho de causa para o Parnahyba, a final pode ser anulada e o Colorado voltar a disputar o título, desta vez contra o Tubarão.

Fonte: Globo Esporte | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: