quinta-feira, dezembro 21, 2017

Deputado ameaça boicotar votação e Câmara aprova Universidade do Delta

Os deputados federais Júlio César (PSD) e Paes Landim (PTB) apresentaram requerimento de urgência para a votação da criação da Universidade do Delta, em Parnaíba. Eles ameaçaram mobilizar as bancadas de seus partidos  para boicotar a votação do projeto para criar qualquer universidade, se o pleito não fosse atendido.

Júlio César informou que o projeto para criar a universidade do Delta, em Parnaíba, para atender os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, foi a primeira a chegar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Mas ainda não tinha sido apreciado.

No entanto, outros projetos de outras universidades estavam pedindo preferência de voto. “Como vice-líder do meu partido, o PSD, digo que se não incluir a universidade do Delta, vamos boicotar a votação. Não vamos permitir votar nenhuma outra universidade”, discursou Júlio César.

Ele disse que o requerimento no PL 5272 foi pedida urgência (7927) para que fosse votado prioritariamente, antes de qualquer outra matéria. “Tem que votar logo essa. Não vamos permitir aprovar nenhuma outra universidade antes desta”, completou Júlio César.

Depois disso, a Câmara aprovou criação da Universidade Federal Delta do Parnaíba, que será desmembrada da Universidade Federal do Piauí, e além da do Piauí foram criadas outras três universidades. São duas universidades em Goiás, as federais de Catalão e de Jataí.  E a outra a ser implantada no Mato Grosso, a Federal de Rondonópolis.

O reitor e vice reitor da universidade deverão ser nomeados pelo ministro de Educação, depois que a matéria for aprovada no Senado Federal.

Por Isolda Monteiro | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: