segunda-feira, dezembro 04, 2017

Banda Municipal Simplício Dias é homenageada com o “Mérito Municipal”

Na noite deste domingo, dia 3 de dezembro, a secular Banda Municipal Simplício Dias da Silva (carinhosamente chamada de “Furiosa”), foi homenageada com o diploma e medalha do Mérito Municipal.
Os profissionais da Banda Municipal Simplício Dias receberam a homenagem das mãos do prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, em solenidade realizada na Praça da Graça.

Trata-se de um dos maiores patrimônios da cidade de Parnaíba  Possui uma trajetória marcada pela atuação de grandes profissionais da música de nossa cidade.
Surgimento da Banda
A banda surgiu no século dezenove, em 1886. Chamada inicialmente de “Lira de Pedro Braga”, por causa do fundador, o maestro Pedro José Braga, clarinetista, compositor e mestre de obras, que às suas expensas manteve a banda até 1918, quando o intendente Nestor Gomes Veras adquiriu mediante compra os instrumentos do maestro. A partir dessa aquisição, os músicos da lira permaneceram no quadro, e sob tutela do poder público municipal, estava institucionalizada e denominada “Banda de Música Municipal”.


O nome atual da Banda
No dia 02 de novembro 2009, foi aprovado o projeto de lei N° 3.403/2009, de autoria do então vereador Fernando Gomes que denomina a Banda Municipal de Parnaíba  “Banda Municipal Simplício Dias”. Essa homenagem se deve ao fato qual o Sr. Simplício Dias da Silva, parnaibano, coronel de milícias e rico proprietário de terras, fundou, no início do século XIX, a primeira orquestra do Piauí, e é considerado o primeiro mecenas (financiador e apoiador das artes) no Estado.










Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: