terça-feira, dezembro 05, 2017

20 mil doses da vacina antirrábica serão disponibilizadas para imunização do próximo sábado (09)

O “Dia D”, data marcada para encerrar na zona urbana de Parnaíba a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2017, está chegando e este ano serão disponibilizadas 20 mil doses da vacina. A medicação é ofertada anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para proteger cães e gatos contra o vírus da raiva.

Depois de imunizarem cerca de 7 mil animais na zona rural da cidade, durante toda esta semana várias equipes estão mobilizadas nos preparativos da campanha que este ano será realizado em 60 pontos diferentes de Parnaíba, subdivididos em 11 grandes áreas, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), igrejas, escolas e residências. A novidade de 2017 é que dois locais foram acrescentados, com postos de vacinação no Cantagalo e no Dom Rufino. No prédio do CCZ, localizado no bairro Catanduvas, a preparação segue em ritmo acelerado e, conforme adianta o diretor da Vigilância Ambiental e do CCZ, Vítor Dourado, no dia da vacinação as equipes chegarão ao Centro de Zoonoses às 4:00hs, para dar encaminhamento ao gelox, que deve estar na temperatura adequada.
“Na quinta e sexta-feira estaremos com o carro de som, além da divulgação nas rádios, convidando as pessoas a levarem seu animalzinho de estimação para ser vacinado. No sábado, contaremos com a parceria dos agentes comunitários de saúde e da corporação do Tiro de Guerra de Parnaíba, além dos agentes de endemias. No total, 250 profissionais estarão em campo”, afirma Dourado.

Somando as 7 mil doses da zona rural, mais a repescagem de mil, o município pretende chegar a 28 mil vacinas, superando a marca do ano passado. A campanha nos postos de vacinação começa às 8h e se encerra às 17h.




Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: