quarta-feira, novembro 08, 2017

Prefeitura e Câmara Municipal vão homenagear “in memoriam” o escritor parnaibano Everardo Moreira Véras

O escritor parnaibano Everardo Moreira Véras será homenageado com nome de rua e Sala de Literatura Infantil.
Everardo Moreira Véras, escritor parnaibano será nome de rua e sala de literatura em Parnaíba
Nascido em Parnaíba e cultuado em diversos Estados Brasileiros, o poeta parnaibano Everardo Moreira Véras, já falecido, será homenageado, “in memoriam” no próximo dia 13, em Parnaíba, pelos Poderes Executivo e Legislativo. “Ele viveu em Pernambuco, de onde arrebatou grandes prêmios literários, como o importantíssimo “Casa de Las Américas”, de Havana, Cuba. Este escritor extraordinário terá a redenção na sua Parnaíba, infelizmente, não conquistada em vida”, comenta o poeta também parnaibano Diego Mendes Sousa, que, após minuciosa  pesquisa, sugeriu a homenagem ao prefeito Mão Santa e ao presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Alencar Filho.

Com a presença da esposa do homenageado,  Maria de Lourdes de Amorim Véras, o Prefeito Municipal Francisco de Assis de Moraes Souza, inaugurará a “Sala de Literatura Infantil Everaldo Moreira Véras”, “que será um marco importante para a cultura da cidade”, destaca a secretária de educação Altair Marinho. Além destas, outras homenagens serão prestadas ao escritor, por parte do prefeito Mão Santa.
Obras de Everardo Moreira Véras
No âmbito da Câmara Municipal, Everaldo Moreira Véras (1937-2011), tornar-se-á nome de rua, proposta apresentada à Câmara, pelo Vereador Geraldinho Alencar, “que, em justo reconhecimento ao valor humano e literário de Everaldo Moreira Véras, concederá, aos parnaibanos, a oportunidade de cruzar diariamente por um espaço de memória digna. São Luís do Maranhão possui a Avenida Poeta Ferreira Gullar. Parnaíba terá a Rua Poeta Everaldo Moreira Véras”, celebra o escritor Diego Mendes, lembrando que a literatura de Everaldo Moreira Véras era prestigiada, dentre outros, pela leitura abalizada de Rachel de Queiroz.

Segundo Diego Mendes Sousa, "todas as obras ficcionais e poéticas de Everaldo Moreira Véras trazem a inscrição Parnaíba, litoral do Piauí, cidade que o grande escritor jamais esqueceu. Everaldo morou em São Luís do Maranhão, em Olinda e em Recife. Publicou, em vida, 44 obras. Elogiado por Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Josué Montello, Mauro Mota, dentre outros nomes insignes de nossa cultura, Everaldo Moreira Véras é autor de "A Hora Anterior" e de "O Canto de Sal", verdadeiras obras-primas da Literatura Brasileira".
Obra infantil de Everardo Moreira Véras
Everaldo Moreira Véras  deixou um acervo imenso de obras publicadas. Dentre obras individuais e obras coletivas, é um legado de mais de 100 livros. Mas passou desconhecido e ausente por sua cidade de nascimento.

COMUNICADO
As escolas municipais da Parnaíba que possuam bibliotecas serão presenteadas com livros paradidáticos infantojuvenis, editados pela Editora Edificantes, de Recife, cujos títulos pertencem à criatividade literária do notável escritor Everaldo Moreira Véras, parnaibano que começa a ser amado na sua terra natal. Os títulos são: "O Menino dos Óculos de Aro de Metal"; "Os Brinquedos de Agora"; "Conversa de Menino"; "Ler e Revisar"; dentre outros.

Esses livros foram adotados com imenso sucesso nas escolas pernambucanas. A entrega às escolas municipais, na pessoa dos seus diretores ou diretoras, ocorrerá na sede da Biblioteca Pública Municipal de Parnaíba (ao lado da Sorveteria Araújo), no dia 13 de novembro de 2017, às 10h.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: