quarta-feira, novembro 08, 2017

“Operação Adinamia” da PF combate fraudes ao Enem no Piauí

Operação da PF combate fraudes ao Enem e concursos púbicos no Piauí; Estão sendo cumpridos 36 mandados no Piauí e em mais dois estados.
A Polícia Federal e o Ministério Público deflagraram nesta quarta-feira (08), a Operação Adinamia, cujo objetivo é desarticular um esquema de fraudes a concursos públicos e processos seletivos para ingresso no ensino superior por meio do Enem 2016/2017 no Piauí e em outros estados.

A PF informou em nota que estão sendo cumpridos 36 mandados, sendo 21 de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 11 de condução coercitiva em Teresina, no Piauí; Fortaleza, Juazeiro, Barbalha, Mauriti, Abaiara e Lavras da Mangabeira, no Ceará; São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba.

Segundo a PF, as formas de fraude consistem na violação antecipada de lacres para acesso às provas do Enem e concursos e/ou utilização de candidato piloto e de ponto eletrônico, com a transmissão de gabaritos. O principal alvo das fraudes é o curso de medicina, cujo valor pago, por vaga, pode chegar a R$ 90 mil, sendo metade do valor pago antes do certame e metade depois de garantida a vaga.

Nayrana Meireles/GP1 Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: