sábado, novembro 18, 2017

Mutirão de prevenção contra o câncer de próstata será realizado na UBS da Praça do Chico Berto

Após concretizar diversas ações preventivas do câncer de mama e do colo do útero, agora as atividades contra a doença, empreendidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), estão sendo direcionadas para o público masculino, culturalmente avesso aos cuidados com a saúde. No entanto, profissionais de saúde lutam para mudar esse quadro, uma vez que tem crescido de forma alarmante a incidência de câncer de próstata.

Como primeira medida do batalhão contra a doença, na próxima terça-feira (21), das 18:00 às 21:00, acontecerá o projeto “Novembro Azul”, com um grande mutirão comunitário contra o câncer de próstata, na Unidade Básica de Saúde Iracema Feitosa de Brito Fernandes, situada na Praça do Chico Berto, no bairro Ceará. A campanha é direcionada aos homens a partir dos 40 anos, quando serão feitos exames rápidos e consultas médicas, além de vacinas, aferição de pressão arterial, palestras, corte de cabelo, brindes e lanches.


De acordo com informações da técnica de enfermagem, Norma Noélia Marques, o evento será feito no período noturno exatamente para facilitar para os homens que normalmente não teriam disponibilidade de procurar o posto durante o dia. “Muitas das vezes o homem não tem o devido cuidado com a saúde, não tira tempo pra cuidar de si, então esta campanha está sendo feita de noite para que todos possam participar. Estendemos aqui nosso convite e alerta para os homens acima dos 40 anos”, convocou Norma.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: