quinta-feira, outubro 19, 2017

Vereador participa de reunião dos celetistas com o prefeito de Parnaíba

O vereador Carlson Pessoa participou de reunião com representante dos professores celetistas de Parnaíba com o prefeito Mão Santa.
Lideranças dos professores celetistas em reunião com o prefeito Mão Santa
Na manhã desta quarta-feira (18), o vereador Carlson Pessoa (PPS), que ao longo de sua vida pública e política tem acompanhado os movimentos dos trabalhadores parnaibanos, acompanhou na manhã desta quarta-feira (18), de uma reunião entre os professores celetistas com o prefeito Mão Santa, no gabinete municipal. O encontro durou quase duas horas e entre as pautas, eles discutiram sobre o pagamento dos salários em dia, reajuste salarial e realização de concurso público. Mão Santa, um dos grandes defensores da qualidade do ensino, disse que entende as necessidades dos profissionais. No entanto, ele explicou que no momento o município está passando por um processo necessário de austeridade, sendo que agora não há possibilidade de se fazer concurso, mas que essa necessidade será suprida assim que as finanças permitirem.

O secretário de Governo, Carlos Eduardo, explicou que o grupo de gestores está trabalhando por etapas, sendo que primeiramente a meta é regularizar a data do pagamento dos docentes e posteriormente, a elaboração do teste seletivo. Logo, se esse passo de contratação imediata de mais docentes não for executada, para o início do ano letivo de 2018 várias escolas ficariam descobertas, sem professores na sala de aula.
Vereador Carlson Pessoa (PPS) em diálogo com lideranças dos professores celetistas de Parnaíba
“A intenção do governo é resolver esta situação que está pendente, é realizar o concurso público, mas neste primeiro momento, precisamos fazer as devidas adequações. Não adianta a gente abrir um concurso agora sem ter previsão orçamentária para o pagamento mensal dos servidores”, ressaltou o secretário.

Mão Santa concordou que o valor salarial dos profissionais precisa de reajuste e se comprometeu a pagar o piso salarial para os celetistas e já orientou o secretário da Fazenda, Gil Borges, a elaborar uma remodelagem tanto na data do pagamento dos salários, quanto em relação a valores. A intenção do prefeito é oferecer reajuste começando pelas classes salariais que recebem menos.
“As portas do meu gabinete estão abertas e vocês podem vir aqui dialogar quando quiserem, pois fazemos um governo transparente e para o povo. O que estiver ao nosso alcance para melhorar a educação faremos, porque o ensino é prioridade neste governo”, garantiu o prefeito.

Otimista com o resultado da reunião, a professora Maria da Glória Vaz destacou a importância do diálogo com o prefeito. “Estamos otimistas quanto ao processo seletivo e a realização do concurso que deverá ser feito em breve. O prefeito também nos garantiu que pagará o piso salarial conforme o estudo que será feito pelo secretário de Fazenda”, comemorou.
Presente na reunião, o vereador Carlson Pessoa (PPS), disse que este é um avanço para Parnaíba, uma vez que na gestão passada, os servidores não eram recebidos pelo então prefeito Florentino Neto (PT), chegando a serem barrados pelos seguranças.

“Lembro de vários episódios de anos anteriores em que os professores procuravam o prefeito e nem chegavam a passar da primeira porta. Era uma situação lamentável e agora eles saíram otimistas da reunião com o prefeito. Os professores que estiveram aqui pediram para Mão Santa visitar suas escolas e agora vamos brigar para que os provimentos sejam pagos em dia para que os servidores não sofram mais como esse mês, que foi algo atípico, mas que não deve voltar a acontecer”, finalizou Carlson.




Nenhum comentário: