quinta-feira, outubro 05, 2017

Comissão aprova criação de nova universidade federal em Parnaíba

Na votação houve quatro votos contra dos deputados Esperidião Amin, Edmar Arruda, Eduardo Cury e João Paulo Kleinübing.
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto de lei encaminhado pelopoder executivo para criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), através de um desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A proposta prevê a criação de 221 cargos efetivos de técnicos-administrativos em educação, 47 cargos de direção, 265 funções gratificadas e oito funções comissionadas de coordenação de curso, com recursos anuais estimados em R$ 13,5 milhões.

Na votação houve quatro votos contra dos deputados Esperidião Amin, Edmar Arruda, Eduardo Cury e João Paulo Kleinübing. Na sessão o deputado federal Júlio César (PSD), que faz parte da comissão, defendeu a proposta e afirmou que a universidade federal vai ajudar a atender os estudantes da região.

Comissão aprova criação de nova universidade federal em Parnaíba “Eu acompanho tudo que acontece nesse país, as discriminações que se fazem nas diversas regiões e estados brasileiros. Tem cinco regiões e a mais pobre é o Nordeste. Em Parnaíba essa universidade é foco em três estados, o Ceará, o Maranhão e o próprio Piauí. Além do mais, lá em Parnaíba para se instalar, já tem uma estrutura enorme da atual Universidade Federal do Piauí. Eu faço um apelo, o Piauí precisa, porque a universidade federal não tem mais condição de atender a demanda do nosso estado”, disse o deputado na sessão.

O projeto prevê que a UFDPar será vinculada ao Ministério da Educação, terá sede e foro na cidade de Parnaíba. Dessa forma o campus de Parnaíba da UFPI passa a integrar a UFDPar, tendo como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional. Agora o projeto ainda precisa passar pela Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado, irá para votação no plenário.

A criação da UFDPar tomou como base o Projeto de Lei do Senado (PLS 290/03) de autoria do então senador Mão Santa foi aprovado no Senado no final de 2005.

Por Bárbara Rodrigues/GP1 | Edição: Jornal da Parnaíba
Postar um comentário