sábado, outubro 28, 2017

Casa das Rendeiras de Ilha Grande recebe ajuda do Missão Digital

Organização e tecnologia foram as palavras-chave para mudança na vida de 80 artesãs no Piauí.
Impossível não se apaixonar pelo trabalho das mulheres da Casa das Rendeiras de Ilha Grande, Piauí. A tradição da renda de bilro chama a atenção dos turistas da região, gerando oportunidades para as artesãs. Dona Maria do Socorro Reis Galeno, uma das fundadoras da associação, desenha para todas as associadas a imagem que vai servir de base para a renda que será feita. É do artesanato que ela tira seu sustento e sabe o quanto sua dedicação é importante para o sustento de outras 80 famílias como a dela. O problema que Dona Maria enfrentava era a falta de organização e de controle do trabalho e do dinheiro gerado. Foi então que entrou em cena o quadro Missão Digital, do Magazine Luiza, no É de Casa.

A solução para a Casa das Rendeiras chegou junto com smartphone, tablets, teclado portátil, impressora, máquina de costura e muito mais! Os desenhos das aplicações de renda, que antes eram feitas sem tanta precisão, agora têm o apoio do Autodesk SketchBook. Dona Maria pode desenhar de forma suave na tela tanto com o dedo quanto com a nova caneta digital que ganhou.
O AirPrint Lite permite que os novos equipamentos sejam conectados à impressora e, assim, sejam distribuídos entre as artesãs, otimizando o tempo da fundadora da casa e facilitando o trabalho delas.

A divulgação, que fica por conta da artesã mais nova, Clarisse, ganhou um empurrãozinho do aplicativo Apresentações Google. Nele ela criou um portfólio de trabalhos realizados pelas mulheres que serve como um catálogo para os clientes fazerem suas encomendas. Falando em divulgação, Clarisse conseguiu criar a página da Casa das Rendeiras no Site.com.

Para administrar os pedidos, registrar fotos das peças e controlar todas as informações sobre elas, Dona Maria usa o Notas. Já a administração da associação é feita pelo Calcularte.

A tendência, claro, é a demanda aumentar cada vez mais. E se comunicar com os clientes é fundamental. Em especial com os turistas estrangeiros, que não falam uma palavra de Português. Nada que o Google Tradutor não possa ajudar.

Difícil imaginar a vida de Dona Maria à frente da Casa das Rendeiras sem a tecnologia, hein! Os aplicativos e plataformas apresentados a ela pelo Consultor de Tecnologia do Magazine Luiza, Rodrigo Baggio, já trouxeram organização, otimização de tempo e facilidade na administração das contas da associação. Vem saber como usar cada um deles no Fórum do portal Missão Digital.

Fonte: G1 | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: