segunda-feira, outubro 02, 2017

Botos estão sendo mortos, do Delta a baía de Turiaçu, só para retirar o olho esquerdo

Biólogos tentam impedir matança de botos no Maranhão. Pescadores da região do Delta do Parnaíba até Baía de Turiaçu, acreditam que olho esquerdo do animal é amuleto. Morte de baleias também vai ser investigada.
Centenas de botos aparecem mortos no litoral do Maranhão nesta época do ano. É quando termina a estação de chuvas e os animais se aproximam das praias para buscar alimento. Os caçadores esperam para atacar quando os animais saem da água para respirar. O boto cinza acabou se tornando vítima de uma crença.

Moradores acreditam que o olho esquerdo do animal é um poderoso amuleto. “O olho de boto serve para muitas coisas. Serve para atrair mulher, fazer remédio...”, diz o pescador José de Ribamar.

A faixa entre o leste e o norte do Maranhão tem uma das maiores concentrações de boto cinza do país. Biólogos estão indo de praia em praia, fazendo um mapeamento das áreas de maior ocorrência e tentando impedir a matança criminosa. "Muitas vezes eles só pegam o bicho, retiram o olho e o soltam", diz o pesquisador Mário Neto.

A expedição também revelou uma outra agressão à vida marinha: é cada vez mais frequente o aparecimento de baleias mortas nesta região. Só neste ano, foram três registros. A coleta dos ossos vai ajudar a entender o que estaria provocando a morte das baleias.

Jornal da Parnaíba com informações do G1 e Bom Dia Brasil.

Nenhum comentário: