terça-feira, outubro 17, 2017

Aprovada a navegação por instrumentos no aeroporto de Parnaíba

Após 5 anos na justiça Prefeitura soluciona entrave que impedia aeroporto de Parnaíba de operar por instrumentos.
Procurador geral do município de Parnaíba, Ricardo Mazulo
Finalmente foi aprovada a navegação por instrumentos no aeroporto de Parnaíba. A administração municipal passada nada fez pra resolver os impedimentos. A questão vinha se arrastando na justiça há pelo menos 5 anos. Já a gestão Mão Santa resolveu o impasse em poucos meses.

A “Infraero Aeroportos”, em ofício enviado à Secretária de Infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, agradeceu “o empenho no processo de solicitação do restabelecimento das operações aeronáuticas por instrumentos, o qual tramitava junto ao CINDAC III há pelo menos 5 anos. Através da Procuradoria Geral do Município, que atuou legalmente para o rebaixamento de uma antena de telefonia (próximo à Uespi) que impactava nesse processo, foi possível dar continuidade às tratativas junto aquele órgão(...)”.

No ofício a Secretária de Infraestrutura é informada de que a administração aeroportuária da Infraero vai continuar com as formalidades documentais junto à ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil para a efetivação da citada operação IFR (Operações aeronáuticas por instrumentos) em Parnaíba, “considerando que o passo dado por essa Secretaria foi fundamental para o alcance desse objetivo”.

Aeroporto de Parnaíba: 46 anos 
O Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho  completa, nesta quinta-feira (19), 46 anos de operações. Inaugurado em outubro de 1971, o terminal está posicionado estrategicamente no litoral piauiense, no coração do Delta do Parnaíba, servindo também de porta de entrada para outros belos pontos turísticos do país, como os municípios de Camocim e Jericoacara, ambos no Ceará (CE) e os Lençóis Maranhenses (MA). 

Para o superintendente do terminal, Ezequiel Gomes dos Santos, o aeroporto contribui para o desenvolvimento da região além de ser uma excelente opção para turistas interessados em curtir a Rota das Emoções, que envolve os estados do Piauí, Ceará e Maranhão. “A Rota das Emoções vem ganhando adeptos no Brasil e no exterior. Além disso, Parnaíba vem registrando aumentos consideráveis na atividade econômica, e o aeroporto é uma porta para esse desenvolvimento”, afirma.

O sítio aeroportuário de Parnaíba ocupa área de 2,33 milhões de m². Nele, estão inseridos o terminal de passageiros, que conta com 2,9 mil m², e a pista de pousos e decolagens, que tem 2,5 mil metros de comprimento com 45 metros de largura e capacidade para operação de aeronaves de grande porte,  como o Boeing 767-300, que pode transportar até 300 passageiros.

Edição: Jornal da Parnaíba
Postar um comentário