terça-feira, setembro 12, 2017

Sasc/Sedesc promovem II Fórum descentralizado do SUAS de apoio aos gestores municipais

Foi aberto na manhã de hoje (12), no auditório da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o “II Fórum Descentralizado do SUAS e Reunião de Apoio Técnico aos Gestores Municipais do SUAS”, organizado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania – Sasc, órgão do governo do Estado, com o apoio da Sedesc – Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania.

Presentes, dentre os vários profissionais da área, a representante da SASC, Isabela Meneses, que justificou a ausência do presidente do órgão, José Santana, e os representantes das prefeituras de Ilha Grande, 1ª dama Michele de Melo Freitas e de Caxingó, André Rodrigues.
Falando na abertura do evento, a titular da Sedesc, secretária Adalgisa Moraes Sousa, traçou um histórico do que foi a assistência social ao longo dos anos e dos avanços conquistados, a partir da promulgação da Constituição de 1988, “quando a assistência social deixou de ser mero assistencialismo para se transformar em política pública que garante o direito à cidadania”, destacou.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. “E é muito importante que a política do SUAS aconteça de forma participativa e descentralizada, funcionando nas 3 esferas de governo.  Este é um momento de grande relevância, pois vamos discutir as diversas formas de acolhimento aos mais carentes, o que vai nos enriquecer para que possamos fortalecer as políticas sociais no município”, enfatizou Adalgisa.

“A gestão do SUAS no Estado do Piauí” e a “Proteção Social Básica – SUAS", são os temas que estão sendo discutidos hoje,  na parte da manhã. O encontro prossegue no período da tarde e se encerrará amanhã (13), na parte da tarde, após a discussão e os debates em torno de diversos temas ligados à Assistência Social.



Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: