terça-feira, setembro 05, 2017

Ministério inclui mais 43 cidades do PI no Mapa do Turismo

O Secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Henrique Pires, anunciou a inclusão de 43 municípios piauienses no Mapa do Turismo Brasileiro. Ao todo, o Estado agora tem 77 cidades inseridas atualmente no documento. Os dados do mapa estão sendo divulgados pelo Ministério do Turismo e é de fundamental importância para a elaboração de ações integradas, destinação de verbas e trabalho de capacitação que o órgão federal possa desenvolver nos próximos dois anos no Estado.

"O Piauí teve um crescimento espetacular em relação aos mapas dos anos anteriores. O Brasil também teve o maior crescimento dos últimos três mapas, e isso foi resultado de um trabalho forte da secretaria. Então, quando um município é incluído no Mapa do Turismo isso é um credenciamento para receber recursos não só para infraestrutura, mas também para capacitação, divulgação, para desenvolver planos integrados de desenvolvimento do turismo sustentável. Essa é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do turismo brasileiro, elogiada inclusive pelo Tribunal de Contas da União, fato que destacamos", afirma Henrique Pires.

Até o ano passado, o Piauí tinha apenas 35 municípios incluídos no mapa. Após o trabalho de captação da secretaria junto a municípios e o Estado, outros 43 foram inseridos. Ao todo, o Estado possui sete polos: Aventura e Mistério, das Nascentes, das Águas, Histórico Cultural, Teresina, Costa do Delta e das Origens.

O agrupamento em polos segue critérios de identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica comuns. Esses municípios também devem ser limítrofes ou próximos uns dos outros, facilitando a cooperação entre eles na tentativa de potencializar o desenvolvimento regional. Todos esses municípios, para serem incluídos no mapa, devem possuir órgão destinado ao desenvolvimento da área do turismo, orçamento e também se comprometerem junto ao ministério com ações em parceria.

"Estar no Mapa do Turismo é pré-condição para que o município possa receber recursos do Ministério do Turismo em várias áreas. Além disso, mostra que o município tem uma estrutura mínima, com um órgão ou departamento, com orçamento dedicado ao turismo", explica.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: