sábado, setembro 16, 2017

Iniciada etapa de transformação da Escola Roland Jacob em “Escola Modelo”

Escola Roland Jacob experimenta modificação para implantação do projeto Escola Modelo Municipal de tempo integral.
Secretária Municipal de educação, Altair Marinho
É meta da administração do prefeito Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa, reestruturar completamente a Escola Roland Jacob. Para isso, várias reuniões estão sendo realizadas para a elaboração de projetos de readequação e, num segundo momento, promover a transformação da Escola Roland Jacob numa “escola modelo” de tempo integral.

A gestão do prefeito Mão Santa está engajada em proporcionar aos munícipes uma educação de qualidade, criando assim mais oportunidades para os alunos da rede municipal de ensino, com sua consequente inserção no mercado de trabalho. “Na verdade, não é um projeto apenas da Secretaria da educação, mas sim um projeto a ser realizado conjuntamente com outras secretarias e superintendências, para transformar a Escola Roland Jacob numa escola modelo. A partir daí, esse projeto será disseminado por todas as outras 77 Escolas do município. Por ser uma Escola de tempo integral ela irá abranger várias atividades: pedagógicas, meio ambiente, cultural, esportiva e a implantação do Ballet da Parnaíba, que é outro resgate do governo Mão Santa”, destacou a secretária de educação, Altair Marinho.
“Nós estamos implantando algumas mudanças paulatinamente na Escola Roland Jacob. A reestruturação física já está acontecendo, mas o projeto terá uma culminância no final deste ano e início de 2018. São muitas etapas a serem cumpridas e as principais delas são: a motivação dos professores e a qualificação dos nossos servidores, através da Escola de Administração Pública da prefeitura de Parnaíba. Nós resolvemos iniciar o projeto agora para quando solicitarmos ao Ministério da Educação a mudança para tempo integral essas atividades já estejam a contento”, completou.

A direção e todos os servidores da Escola Roland Jacob estão focados nos trabalhos de readequação e transformação da escola, esperando que com essa reestruturação o número de matriculas cresça, já em 2018. “Estamos com parte desse projeto já implantado. Praticamente todos os nossos alunos ficam até às 16h00. Além de todas essas atividades ainda temos o “mais educação”, que é um projeto onde os alunos ficam na Escola, almoçam e realizam atividades extracurriculares: xadrez, tênis e educação física”, informou a professora Jaira Gardênia Ramos Faria, diretora da Escola.
Para implantação e reestruturação da Escola Roland Jacob muitos profissionais foram convidados a participar, trazendo projetos e experiências nas mais diversas áreas culturais. A professora de ballet e coreógrafa, Marcia Riedel Alencar, ficará responsável pelo Ballet da Parnaíba. “É um desejo da gestão tornar as escolas municipais, escolas de referência. A Escola Roland Jacob será a semente desse projeto. É importante o empenho de todos os profissionais envolvidos em suas respectivas áreas. No meu caso, pela minha experiência, irei contribuir no projeto na área da dança”, frisou.

O “Coral da Cidade”, projeto coordenado pelo artista plástico Albert Piauhy e dirigido pelo maestro Beetholven Cunha, é aberto a membros da comunidade com as mais variadas formações, com ou sem experiência musical. Formado inicialmente com o objetivo de integrar os professores, o Coral agrega pessoas da comunidade e,por isso mesmo, passou a se chamar, “Coral da Cidade de Parnaíba”.
“A formação do coral é a estrutura mais eficiente de ensino musical. Nela o participante não precisa ter gastos com instrumentos, sendo a voz sua ferramenta de trabalho. Na prática, no coral, além do desenvolvimento psicomotor e aprendizado de códigos sonoros e idiomáticos, o cantor aprende valores de trabalho em equipe e liderança. Desde fevereiro de 2017 as crianças e jovens da escola Roland Jacob vem encantando a cidade com obras, especialmente, elaboradas para o coral infanto juvenil, além de obras de compositores como Vinicius de Morais, Schubert, Mozart etc., finalizou o maestro, Beetholven Cunha.







Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: