segunda-feira, setembro 11, 2017

Geraldinho poderá antecipar eleições da mesa diretora da Câmara

Após modificação relâmpago, Geraldinho poderá antecipar as eleições da mesa para essa semana.
A reportagem do BTM teve acesso com exclusividade aos mais novos desdobramentos que envolvem a sucessão da atual mesa diretora da Câmara Municipal de Parnaíba. 

Agora mais do nunca, o atual presidente da casa, vereador Geraldo Alencar (PSB), pode se considerar reeleito com a ampliação dos votos que já dispunha até aqui, e em tempo anterior ao que normalmente acontecem as eleições. Trata-se de uma jogada que pode ser usada em eventualidades, e que é permitida pelo regimento interno da Câmara.

Na sessão ordinária da última quarta-feira (06), o presidente conseguiu as assinaturas necessárias para modificar a Redação do Artigo 15, Resolução Nº 02 de 30 de agosto de 1994. Essa alteração vai permitir que Geraldinho antecipe as eleições da mesa diretora, que seria realizada no período de 01 à 22 de dezembro deste ano, e que agora pode acontecer até mesmo nessa semana.
Essa foi a mais clara resposta dada pelo atual presidente da câmara, ao seu principal adversário na disputa pelo comando do poder legislativo, vereador Joãozinho da Unimagem (PSDC), que há duas semanas realizou uma reunião em sua residência, com o objetivo de antecipar sua ida para o comando da mesa diretora, alegando que estava agindo assim com base em acordos feitos no início deste ano. 

A reunião na casa de Joãozinho foi registrada com exclusividade pelo BTM, nela foram vistos além de Joãozinho, o presidente do PSL Maksuel Brandão e os dois vereadores do PSL Irmão Marquinhos atual Vice-presidente da Câmara e João do Trânsito.

O edital de convocação para a eleição da mesa diretora exercício de 2018, será publicado ainda hoje, e deverá pegar de surpresa alguns vereadores, entre eles o próprio Joãozinho da Unimagem, que no dia da votação relâmpago que modificou o texto do regimento, não estava presente na câmara.

O vereador Irmão Marquinhos que foi até a casa de Joãozinho da Unimagem participar do encontro, assinou a mudança do texto e votou a favor da alteração na semana passada. Ao final do expediente, o vice e o presidente tiveram um encontro no gabinete presidencial, onde conversaram por alguns minutos.

O vereador Geraldinho não confirmou em detalhes, mas informou que haverá mudanças na composição da mesa, o que poderá beneficiar quem estava fora, e expulsar quem participa da atual composição, mas que se mostrou contrário a continuidade da formação existente.

Regimentalmente o tempo de aprovação e publicação dos atos modificados na semana anterior, abre a possibilidade de que a eleição da mesa possa acontecer antes mesmo da sexta-feira (15), ou seja, se ainda houver planos para lançar uma chapa oponente a atual, quem se candidatar terá que contar com o apoio da maioria e viabilizar uma nova equipe.

Por: Tiago Mendes/Blog do Tiago Mendes | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: