terça-feira, agosto 22, 2017

Série B do Piauiense tem edição 2017 cancelada e afeta o Piauiense de 2018

Campeonato Piauiense de 2018 terá uma mudança importante. Deixa de ter oito times e passa para seis já que dois clubes deixam de ascender da Série B para A.
Cesarino Oliveira, presidente da FFP (Foto: Wenner Tito/GloboEsporte.com)
Disputada em 2015 e 2016, a Série B do Campeonato Piauiense deixará de ser realizada em 2017. A Federação de Futebol do Piauí (FFP) confirmou, na tarde desta segunda-feira, que apenas dois dos quatro clubes inscritos estavam com documentação regularizada e, assim, desistiu de organizar a Segundona. Apenas Cori-Sabbá e Timon ganharam liberação da FFP (o número mínimo para formar o torneio seria quatro). Ferroviário-PI e Caiçara, com pendências no Tribunal de Justiça Desportiva, tiveram as inscrições invalidadas.

- Tivemos o número mínimo para fazer a competição, mas duas estão penalizadas, o Caiçara e o Ferroviário-PI. Com duas equipes, não pode ser feita. Estamos cancelando, mas com a consciência tranquila. Isso não é problema da federação, mas sim dos clubes. Tem que se preparar para fazer. Acho que virar a mesa, renunciar aquilo que foi penalizado, é terrível no futebol – explicou Cesarino Oliveira, presidente da FFP.

O Caiçara está suspenso por dois anos de competições oficiais após o WO no Piauiense de 2016. A equipe de Campo Maior não entrou em campo no duelo contra o River-PI e acabou punida. O Leão entrou no TJD-PI contra a decisão. O Ferroviário-PI também foi penalizado no Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) por não jogar uma partida da Série B do ano passado pela falta de médico em jogo contra o 4 de Julho.

Em 2015, o Altos foi campeão da Série B. Em 2016, o 4 de Julho comemorou a taça. A FFP descartou a possibilidade de chamar apenas os dois inscritos na Série D. Cori-Sabbá e Timon vão ter que esperar mais um ano para poder tentar voltar à elite.

Sem a Série B, o Campeonato Piauiense de 2018 tem uma mudança importante. Deixa de ter oito times e passa para seis: Altos, Parnahyba, River-PI, Flamengo-PI, 4 de Julho e Piauí. Picos e Comercial-PI foram rebaixados na edição deste ano e só podem disputar a Segundona apenas em 2018.

Fonte: Globo Esporte | Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: