quinta-feira, agosto 03, 2017

Operação Conexão ataca organização criminosa que facilitava fugas e entrada de celulares em presídios

A Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Justiça deflagraram, às 5h desta quinta-feira (3), a Operação Conexão, por meio da qual foi desarticulada uma organização criminosa que facilitava fugas e entrada de celulares, baterias e outros objetos ilícitos nos presídios do Piaui.

Seis pessoas foram presas, entre elas o policial militar Cláudio Rodrigues do Nascimento, que trabalha na Casa de Custódia de Teresina. A investigação apurou que Cláudio facilitou fuga, no dia 2 de março deste ano, de quatro assaltantes de banco que estavam presos na unidade.
Os outros presos são Josimar Carvalho da Silva (assaltante e líder da organização), Ismael Ferreira da Silva, Paulo Reis Silva Ribeiro, Ivoneide Ângelo Silva Ribeiro e Israel Alves da Silva. Também foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, inclusive na Casa de Custódia.

Foram executadas, ainda, quatro conduções coercitivas e o sequestro de dois bens (dois veículos utilizados pelos criminosos). Cinco prisões foram cumpridas em Teresina e uma em Timon. A Operação Conexão foi coordenada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).


Paralelamente ao cumprimento das prisões e buscas e apreensões, uma vistoria e busca e apreensão foi realizada na Casa de Custódia, pelo Grupo de Intervenção Prisional, Comando de Operações Prisionais Intervenção, Tropa de Choque da Polícia Militar e pela Polícia Civil.

As prisões e buscas e apreensões foram realziadas pelas polícias Civil e Militar. De acordo com o Greco e a Secretaria de Justiça, a investigação durou cinco meses e teve início após a fuga dos quatro detentos da Custódia, no dia 2 de março.

A Operação é fruto do trabalho dos setores de Inteligência das secretarias de Segurança e de Justiça, que têm monitorado o sistema prisional. Em junho deste ano, três agentes penitenciários foram presos por facilitar a entrada de drogas e celulares na Penitenciária de Parnaíba.

Coletiva de Imprensa 
Às 11h desta quinta (3), uma coletiva de imprensa será realizada pelos órgãos envolvidos na Operação Conexão, na sede da Secretaria de Segurança Pública, que fica na Rua Tersandro Paz, 3150, Bairro Piçarreira, CEP: 64.001-380, Teresina-PI.






Por Israell Rêgo  | Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: