quarta-feira, agosto 02, 2017

Governo do Estado autoriza aquisição de equipamentos e softwares para alfandegar a ZPE Parnaíba

Secretário de Administração e Previdência do Estado do Piauí, Francisco José Alves da Silva - Franzé Silva, Paulo Roberto Cardoso, presidente da ZPE de Parnaíba e Wellington Dias, governador do Piauí.
O governador Wellington Dias assinou na noite desta terça-feira (01) em Parnaíba autorizações para aquisições de equipamentos (cabeamento lógico estruturado e outros), softwares aduaneiros e de pesagem e controle de acesso de veículos de cargas, todos necessários à etapa de alfandegamento da Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba. “Queremos voltar dentro de sete meses para inaugurar a ZPE já alfandegada”, disse o governador na cerimônia que aconteceu na Escola Janete Souza, onde foram autorizados outros investimentos para a cidade, além da entrega de títulos de regularização fundiária.

O presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso, ressaltou o interesse do governador Wellington Dias em dar a Parnaíba um instrumento de desenvolvimento capaz de contribuir com o incremento da economia de todo o Estado, através das exportações. “A ZPE Parnaíba será o grande vetor de crescimento do Piauí, principalmente através da geração de empregos e da transformação das nossas matérias primas em produtos de primeira linha direcionados aos mercados interno e mundial”, disse Paulo Cardoso.

O presidente da ZPE destacou que as obras físicas de caráter complementar e de Tecnologia da Informação e Comunicação, voltadas ao alfandegamento, já vêm sendo providenciadas com previsão de conclusão em seis ou sete meses. “A parte de infraestrutura de maior porte já se encontra concluída dotando o parque industrial de pavimentação, eletrificação, sistemas próprios de tratamento de água e esgoto, prédios administrativos e industriais, avenida de acesso, entre outros investimentos pesados”, lembrou.

Mesmo antes do seu alfandegamento, a ZPE Parnaíba demonstra a sua grande viabilidade. “Com apenas seis meses de operação já estamos em segundo lugar nas exportações de cera de carnaúba no Piauí”, disse Marcelo Sombra, diretor geral da primeira indústria da ZPE Parnaíba. A estrutura da fábrica foi visitada pelo governador Wellington Dias e sua comitiva, quando conheceram a linha de produção da cera da carnaúba, um dos principais produtos da pauta de exportações do Piauí.

Para o presidente Paulo Cardoso, o exemplo da Agrocera é um indicativo certo do sucesso da ZPE. “Com a implantação do alfandegamento, a ZPE Parnaíba se tornará um dos locais mais atrativos paras os investidores, por oferecer o maior incentivo fiscal previsto na legislação brasileira, que é a suspensão de todos os tributos”, disse. O presidente do Conselho de Administração da ZPE, Franzé Silva, também manifestou entusiasmo com a zona de exportações. “A ZPE vai mudar a economia desse Estado, expandindo as fronteiras das nossas exportações”, frisou.
Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: