terça-feira, julho 18, 2017

Projetos da UFPI, campus de Parnaíba, levam à comunidade capacitação em piscicultura

Estudantes no Laboratório BioAcqua
Projetos de extensão, desenvolvidos pelo Laboratório de Biotecnologia e Aquicultura Marinha (BioAqua), do Campus Ministro Reis Velloso, da UFPI, em Parnaíba, vêm beneficiando pessoas da comunidade local, que participam de palestras e cursos de capacitação na área da piscicultura.

O Laboratório desenvolve três projetos junto à comunidade: Projeto AgriPesca, que trabalha com a produção de peixes e hortaliças em sistema aquapônico; Projeto Mais Piscicultura, que promove capacitação de pequenos agricultores em piscicultura básica; e o Projeto Segurança do Trabalho na Pesca e Aquicultura, que realiza palestras e capacitações em higiene e segurança do trabalho. Para desenvolver as atividades, os estudantes da UFPI, envolvidos nos projetos, participam de grupos de estudos e têm oportunidade de realizar pesquisas em base de dados indexadas.

A fim de melhorar as ações disponibilizadas ao público, o Laboratório BioAqua estabeleceu parceria com a empresa Alfakit, que forneceu um kit completo de análise de água para produtores de peixes. O Laboratório recebeu kits colorimétricos de análise de água, para exame de oxigênio dissolvido na água, pH, alcalinidade, dureza, amônia total, nitrito, e ferro. O kit conta ainda com termômetro e um disco de Secchi para análise da transparência da água. Assim, os alunos poderão vivenciar mais práticas de análise de água, bem como servir de utilidade para as comunidades assistidas.



Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: