quarta-feira, julho 12, 2017

Parnaibano Reis Velloso aniversária nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 12 de julho, faz aniversário o ilustre parnaibano João Paulo dos Reis Velloso.
Ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso
João Paulo dos Reis Velloso (Parnaíba, 12 de julho de 1931) é um economista brasileiro. Reis Velloso reside no Rio de Janeiro é formado em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi Ministro do Planejamento durante os governos de Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, permanecendo no cargo entre 1969 a 1979.

Como ministro do planejamento conseguiu recursos para o estado do Piauí que viveu uma época de verdadeiro canteiro de obras. Ponte Simplício Dias, ponte do Jandira, Albertão, BR 343, iniciou a construção do Porto de Luís Correia, Hidroelétrica de Boa Esperança, campus da UFPI de Parnaíba. Estas foram algumas das centenas obras que foram realizadas no Piauí com a sua ajuda.

Sua gestão foi marcada por dois momentos distintos: o apogeu do chamado "Milagre Brasileiro" e a "Crise do petróleo de 1973". Antes disso, foi funcionário do Banco do Brasil (desde 1955), assessor da presidência (1958 a 1961) e assessor do Ministro da Fazenda (1961 a 1962). Avesso a atividades políticas, recusou um convite para se candidatar ao Senado pelo PDS do Piauí em 1982 após sondagem feita pelo então governador Lucídio Portela.

Atualmente dedica-se a presidir o Fórum Nacional, onde busca soluções para as questões econômicas brasileiras. Também serve no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

É detentor da Medalha Santos Dumont, da Medalha da Ordem do Rio Branco, da Ordem do Mérito Naval, além de membro da Academia Piauiense de Letras.

Jornal da Parnaíba
Postar um comentário