segunda-feira, julho 24, 2017

Funasa aprova qualidade da água fornecida pela prefeitura às Comunidades rurais

O geólogo da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Gilberto Pereira da Silva, acompanhado do ex-presidente do órgão, Henrique Pires e do deputado federal Átila Lira, estiveram hoje no gabinete do prefeito Francisco de Assis de Moraes Sousa (Mão Santa) a quem fizeram a entrega dos resultados de análise físico-química da água que era consumida por comunidades rurais como Rebentão, Alto do Batista e São José (as duas últimas próximas ao rio Igaraçu), antes e depois da inauguração, pela prefeitura, de Sistemas Simplificados de Purificação de Água.

De acordo com o geólogo, com as análises microbiológicas realizadas, constatou-se que antes da interferência da Funasa havia, por exemplo, a presença de coliformes fecais na água consumida, com turbidez 38, quando o desejável é 5. “Agora, com o sistema de purificação de água que entregamos, há total ausência de coliformes fecais e a turbidez é 0,5”, declarou Gilberto, acrescentando: “a água que é fornecida hoje está dentro do que exige portaria do Ministério da Saúde”. As análises foram assinadas pela bioquímica da Funasa Vera Lúcia A. G. Valentim. 

O prefeito Mão Santa destacou a importância do trabalho que vem sendo feito, graças ao termo de cooperação técnica firmado nos primeiros meses de governo, entre a Prefeitura e a Funasa, cujo trabalho vai continuar. Em agosto, por ocasião do aniversário de Parnaíba, deverão ser inaugurados os Sistemas de Purificação de Água das comunidades Baixa da Carnaúba, Ininga e Boa Vista.

Aproveitando o momento o prefeito fez a entrega do Diploma e da Medalha do Mérito Municipal ao Geólogo Gilberto, que é parnaibano, convidando para receber igual homenagem dia 13 de agosto, dentro da programação de aniversário de Parnaíba, o deputado federal Átila Lira e o jornalista Pedro Alcântara, que, juntamente ao jornalista Mário Rogério, de Teresina, também visitavam o prefeito.





Da redação do Jornal da Paranaíba

Nenhum comentário: