sábado, julho 01, 2017

17º São João da Parnaíba encerra com concurso de Quadrilhas

As três primeiras quadrilhas vencedoras do São João da Parnaíba 2017 foram: Lumiar, Balança Mais Não Cai e Rei do Cangaço.


A última noite do XVII Festival de Folguedos São João da Parnaíba foi além do esperado, tanto pela quantidade de pessoas presentes quanto pelo espetáculo apresentado pelas 6 quadrilhas que participaram do concurso que, ao final, selecionadas por um eclético corpo de jurados, escolheu as 3 vencedoras: 3º lugar: Rei do Cangaço,com 653,1 pontos; 2º lugar: Balança Mas Não Cai, com 654.4 pontos e 1º lugar: Lumiar, com 657,3 pontos.

Com um histórico de apresentações sempre vitoriosas, a já tradicional quadrilha Lumiar apresentou um tema  voltado para os sabores da culinária nordestina, encenando o casamento do café e da tapioca e também da combinação de sabores do feijão com a pimenta. A cajuína também foi lembrada na apresentação. Cada tema foi destacado alternadamente com a presença tradicional das danças do nordeste: forró, xaxado e baião.
No total foram 6 as quadrilhas que se apresentaram, obedecendo a seguinte ordem: 1º – Quadrilha Junina adulta Lumiar; 2º – Quadrilha Junina adulta Sapeka Junina; 3º – Quadrilha Junina adulta Balança mas não cai; 4º – Quadrilha Junina adulta Estrela Junina; 5º – Quadrilha Junina adulta Sanfona de Prata; e 6º – Quadrilha Junina adulta Rei do Cangaço

Presentes ao evento, além de um público surpreendente, o prefeito Mão Santa, com a esposa; o vice-prefeito Marcos Samarone, também com a esposa; o presidente da FIEPI, Zé Filho, a deputada estadual Juliana Moraes Sousa, além de vários secretários municipais. O superintendente de Cultura, Teófilo Lima, acompanhado da esposa Mariana, estava radiante, com o sucesso e a organização dos 30 dias de evento, com destaque para  o item segurança, que foi total, sem o registro de incidentes de violência, não obstante o clima de intranquilidade em que se vive.
Para o prefeito Mão Santa este festival de folguedos foi uma consagração, pelo valor cultural que representou, “porque buscamos resgatar nossa tradição, de festa popular, feita pelo povo e para o povo, indo aos mais distantes bairros e até na zona rural”, disse. O prefeito e o superintendente de cultura também se mostraram agradecidos pelo apoio dado por alguns empresários locais, que possibilitaram o aluguel das arquibancadas que deu maior comodidade a quem compareceu aos 4 dias do evento no Quadrilhódromo. 

Para o mês de julho que se inicia foi lançado nesta sexta-feira (30) o I Delta Fest, com eventos culturais e esportivos durante todo o mês.

Confira abaixo mais registros fotográficos da última noite do XVII “São João da Parnaíba”:








Da redação do  Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: