terça-feira, junho 13, 2017

Première do Filme sobre amigo de Luís Gonzaga será exibido em Parnaíba

Grande vencedor do Cine PE no ano passado, com quatro troféus, “Danado de Bom” conta a história de João Silva, um dos maiores parceiros de Luiz Gonzaga e autor de mais de 3 mil canções.
O longa-metragem “Danado de Bom”, grande vencedor do Cine PE 2016, com os prêmios de melhor filme, fotografia, montagem e edição de som, chega aos cinemas das principais capitais do país no dia 29 de junho. No entanto, antes disso, será feito um lançamento independente por algumas salas de cinema do país. A primeira será no Piauí, na cidade de Parnaíba, em uma sessão que acontecerá no feriado de Corpus Christi, próximo dia 15 de junho, às 20h, no Espaço Balaio, na rua São Vicente de Paula 599 , Centro.

“Danado de Bom” é produzido por Marianna Brennand e dirigido por Deby Brennand. O filme conta a trajetória de João Silva, parceiro constante de Luiz Gonzaga e um dos principais compositores brasileiros, autor de mais de 3 mil músicas, entre elas “Pagode Russo” e “Nem se despediu de mim”. O trailer pode ser visto aqui: https://youtu.be/CSNiSw39HmY.

 “Além de ter sido um dos maiores parceiros de Gonzaga, João Silva foi produtor de seus discos de maior sucesso. Quando Gonzaga passava por um período difícil na carreira produziu o LP ‘Danado de Bom’. Foi a primeira vez que Gonzagão atingiu essa emblemática marca de um milhão de cópias vendidas”, conta Marianna Brennand, que conheceu a história de João Silva no início de 2007. Segundo a produtora, o artista tinha um desejo muito grande de ser reconhecido, de voltar para os palcos e reencontrar seu público.

Para ela, ficou claro desde o inicio do projeto a necessidade de promover um encontro de João com suas raízes. “Foi essa pesquisa, no sertão profundo, que nos apontou o caminho que o filme iria tomar”, pontua.

Dominguinhos, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Mariana Aydar, Zeca Baleiro, Gilberto Gil e Lenine participam do filme com depoimentos ou em interpretações das músicas de João Silva, que faleceu antes de ver o documentário finalizado. “É muito difícil lançar o filme sem a presença dele. Acredito que ele estaria emocionado, porque era o que ele queria: ser reconhecido como artista. Ele brincava muito comigo sobre isso”, lembra a diretora Deby Brennand, para quem a importância do filme está em se tratar de um artista que o Brasil “conhece sem conhecer”.

Além da participação no Cine PE, o filme foi exibido nos festivais É Tudo Verdade, 8º IN-EDIT Brasil (Menção Honrosa do Juri), 9º Festival de Cinema de Triunfo (Melhor Longa-metragem da Mostra Competitiva Nacional e Melhor Trilha Sonora pelo Júri Popular).
 FICHA TÉCNICA 

Coprodução: Mariola e Inquietude
Distribuição: Inquietude

Direção: Deby Brennand 
Produção:  Marianna Brenand Fortes 
Montagem: Jordana Berg, edt 
Pesquisa de Imagem: Antonio Venancio 
Narração: Siba 
Produção Executiva: Marianna Brennand Fortes e Carolina Benevides
Produtora Associada: Roberta Jansen
Roteiro: Deby Brennand, João Cândido Zacharias, Jordana Berg, edt., Henry Grazinoli
Fotografia e Câmera: Jane Malaquias, Pablo Nóbrega e Pedro von Krüger 
Som Direto: Leandro Lima 
Direção de produção: Kika Latache Camila Machado 

Direção de Arte: Diogo Balbino 
Edição de Som: Ernesto Sena e Antonio de Padua 
Mixagem: Antonio de Padua
Supervisão de som: Lucas Marcier 
Videografismos: Eduardo Souza / Pavê.

 PRÊMIOS

20º Festival Cine PE - Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Som Prêmios

9º Festival de Cinema de Triunfo - Melhor Longa-metragem da Mostra Competitiva Nacional e Melhor Trilha Sonora pelo Júri Popular no 

8º IN-EDIT Brasil - Menção honrosa do Júri Oficial, 
  
BIOGRAFIA DE JOÃO SILVA

Nascido em 16 de agosto de 1935 em Arcoverde, Pernambuco, aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Compôs mais de 3000 músicas, se tornou um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga a partir dos anos 1960. Também trabalhou com João do Vale, Onildo Almeida, Rosil Cavalcante, Severino Ramos, Bastinho Calixto, Pedro Maranguape, Zé Mocó, Pedro Cruz, Dominguinhos, Sebastião Rodrigues e outros. Entre seus principais sucessos estão "A mulher do sanfoneiro", "Danado de bom", "Pagode russo", "Nem se despediu de mim", "Meu Araripe", "Uma pra mim outra pra tu" e "Pra não morrer de tristeza", que já teve cerca de 40 gravações. Como produtor, produziu discos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro entre outros. Atuou também como arranjador. João Silva faleceu em dezembro de 2013, antes do filme ser concluído.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: