quinta-feira, junho 29, 2017

Grupos culturais do Maranhão se apresentam no São João da Parnaíba

Grupos culturais do Maranhão também presentes na 28ª noite do Festival de Folguedos São João da Parnaíba.
A prefeitura de Parnaíba, através da superintendência de cultura, realizou nesta quarta-feira (28), a 28ª noite do XVII Festival São João da Parnaíba, na Praça de eventos Mandu Ladino, com as presenças do prefeito,  Francisco de Assis Moraes Souza e da secretária de desenvolvimento social e cidadania, Adalgisa Moraes Souza e alguns integrantes de sua equipe de governo.

O XVII São João da Parnaíba está chegando ao fim, deixando aquele gostinho de quero mais.  A 2ª noite do Concurso de Grupos Culturais foi reservada para as apresentações de bumba-meu-boi, que este ano contou com a participação de grupos culturais de outros Estados do Nordeste.
Com o ritmo marcante dos tambores e com suas toadas simples os grupos culturais abrilhantaram mais uma noite de pura cultura popular nordestina e encantaram as milhares de pessoas que se fizeram presente no Quadrilhódomo de Parnaíba.

O bumba-meu-boi, “Novo Prateado”, da Ilha Grande de Santa Isabel, abriu as apresentações. Depois foi a vez das apresentações dos grupos culturais vindos da cidade de Tutóia, no Estado do Maranhão. O bumba-meu-boi Araçá e o Boi Precioso, formados por jovens de 17 a 21 anos, trouxeram um espetáculo diferente e com características marcantes da cultura maranhense.
O bumba-meu-boi, Estrela Cadente, do Conjunto Joaz Souza, se apresentou tendo como tema “em defesa da vida”, procurando resgatar a sensibilidade para a necessidade da preservação da natureza e da vida humana.

O bumba-meu-boi, “Brilho da Ilha”, da Ilha Grande de Santa Isabel é um veterano do São João da Parnaíba. Fundado em 2010, tem como presidente, Maria Lucia da Cruz Aguiar. Com 120 brincantes e com o tema, “fogueira de São João” o “Brilho da Ilha” levantou o público presente ao Quadrilhódomo.
O bumba-meu-boi, “Brilho da Ilha”, da cidade de Timom, no Estado do Maranhão e o bumba-meu-boi, “Novo Lírio” fecharam as apresentações.

Junior Vieira & banda, Leo Cachorrão e Explosão do som animaram a festa com muita música popular e forró.
Confira a ordem das apresentações da quinta-feira (29)
1º - Quadrilha Junina infantil Rei do Cangaço
2º - Quadrilha Junina infantil Fogo de Palha3º - Quadrilha Junina infantil Anarriê4º - Quadrilha Junina Paixão Nordestina (Fortaleza-CE)5º -Quadrilha Junina Asa Branca do Agreste6º - Quadrilha Junina Companhia da Matuta (Luís Correia-PI)7º - Quadrilha Junina Flor do Campo (Capitão de Campos)8º - Quadrilha Junina Luar do São João (Teresina-PI)



















Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: