sexta-feira, maio 12, 2017

Prefeito Mão Santa participa do lançamento no Piauí do Programa Criança Feliz

Primeira infância: Nesta quinta-feira (11), foi lançado oficialmente o Programa Criança Feliz no Piauí.

A solenidade contou com presença do secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Urbano, Halim Girade, que representou o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; o secretário de Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; a vice-governadora Margarete Coelho, os prefeito Firmino Filho e Mão Santa, entre outras autoridades.

O Programa Criança Feliz visa ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância, facilitando o acesso de gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias às políticas e serviços públicos necessários. No Piauí, dos 224 municípios 173 aderiram ao programa.

Para o secretário Halim Girade esse número expressa o compromisso dos gestoresmunicipais com a primeira infância, que são as crianças de zero a três anos. “Estou impressionadíssimo com o trabalho da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio do secretário Zé Santana e da diretora Rosângela Sousa, pois eles estão fazendo um trabalho fantástico. Quando eu vejo o que o Piauí tem feito nessa sensibilização e mobilização me dá muito orgulho”.

A meta do programa é que até 2017 quatro milhões de visitas semanais sejam feitas as famílias mais carentes. Dentre as prioridades estarão gestantes do Bolsa Família, crianças carentes do Bolsa Família, crianças com algum tipo de deficiência e crianças que estão em medidas protetivas.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, deputado Zé Santana, elogiou a iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. “O Ministério foi extremamente feliz em definir as crianças como prioridade. Estabelecendo novas políticas públicas e que começam a tomar forma por meio do Programa Criança Feliz. Preocupar-se com os novos brasileiros desde sua gestação refletirá nas gerações futuras”, ressaltou.

A vice-governadora Margarete Coelho acrescentou a importância do programa para as crianças e mães. “Eu tenho acompanhado esse programa desde o seu princípio. Acompanhei as primeiras reuniões aqui em Teresina com o ministro Osmar Terra, que chamava os municípios a aderirem esse projeto, que para mim é um dos projetos que pode estabelecer a esperança no futuro das nossas crianças, no futuro dos nossos cidadãos e cidadãs. O Criança Feliz traz a possibilidade de olharmos nossas crianças e essas mães de família que precisam de políticas públicas para que de fato possam ser mães”, finalizou.

Esteve presente no evento representando a Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado Francis Lopes; o prefeito de Teresina, Firmino Filho; o prefeito de Parnaíba, Mão Santa; a juíza da infância e da juventude, Maria Luiza de Freitas; o presidente da Associação Piauiense dos Municípios, Gil Carlos; o vereador Joaquim do Arroz, o secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Samuel Silveira e a representante da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PI, Claúdia Martins.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: