sábado, maio 13, 2017

Feirantes são fotografadas e ganham exposição no mercado da 40

Grupo conseguiu registrar a expressão de 30 mulheres em suas atividades no Mercado da 40, maior mercado público de Parnaíba.

Um grupo de fotógrafos, em Parnaíba, Litoral do Piauí, resolveu fazer um passeio fotográfico diferente: por dois dias eles percorreram o Mercado da 40 fotografando as feirantes e organizaram uma exposição “Maio Mulher no Mercado”. Em meio a olhares tímidos e outros mais curiosos, o grupo conseguiu registrar a expressão de 30 mulheres em suas atividades.

Os fotógrafos, amadores e profissionais, integram o Parnaíba Foto Clube, que periodicamente propõe esses passeios também como alternativa de lazer. Janaína Leocádio, uma das integrantes, disse que inicialmente a ideia era apenas fazer alguns cliques pelo mercado, mas logo em seguida o presidente do grupo sugeriu organizar uma exposição.

“A ideia era só uma saída fotográfica normal como outras que já fizemos. Depois decidimos fazer a exposição com mulheres, não necessariamente só do mercado. Na primeira vez a gente percebia uns olhares mais desconfiados, outras pessoas nem tanto e na segunda vez já avisamos a elas das ideia de expor as fotografias lá no mercado”, falou.

Mauro Ataíde, presidente do Parnaíba Foto Clube, sugeriu ao grupo que presenteassem as feirantes com as fotografias impressas. Os registros mostram o dia a dia de quem movimenta um dos maiores mercados públicos da cidade, com sorriso no rosto e a disposição de quem tem na feira a renda para o sustento da casa.

Após sair do Mercado da 40, a exposição Maio Mulher no Mercado será levada para o Casarão Simplício Dias e ficará aberta ao público do dia 16 a 26 de maio.

Por Patrícia Andrade/G1 PI | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: