quinta-feira, maio 11, 2017

Fase classificatória da Copa do Nordeste acontecerá entre os dias 24 a 31 deste mês

COPA DO NORDESTE 2018: fase preliminar deve ser disputada ainda este mês.


Nos próximos dias 13 e 17 de maio, Altos e Parnahyba entram em campo para a disputa da final do Campeonato Piauiense de 2017. Além do título do estadual, as equipes também estão de olho nas vagas de competições nacionais. O Jacaré e o Tubarão já têm lugar garantido na Copa do Brasil de 2018. Mas, para a Copa do Nordeste do ano que vem, apenas o campeão estadual garante vaga direta na competição. O vice irá disputar a fase preliminar do Nordestão.

O novo critério de participação na competição regional – acertado entre a CBF, a Liga do Nordeste e as federações ainda em fevereiro deste ano - foi confirmado ontem (10) pela CBF em ofício circular enviado às federações participantes da Copa do Nordeste. Segundo o documento, a previsão é de que a fase preliminar da Copa do Nordeste de 2018 deva acontecer nos dias 24 e 31 de maio.

O Pré-Nordestão contará com a participação de oito clubes, sendo eles: os vice-campeões de Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Sergipe e Piauí, além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambuco – as duas federações melhores ranqueadas no Ranking Nacional de Federações (RNF).

Os clubes serão ordenados pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF e serão divididos em dois potes: o pote 1 com os quatro melhores ranqueados e o pote 2 com os outros quatro clubes. Os times do pote 1 enfrentarão os times do pote 2 em dois jogos. Os quatro classificados entram na fase de grupos, prevista para acontecer em fevereiro.

Matéria relacionada:

Alguns dos participantes da fase preliminar já foram conhecidos, como é o caso do Treze (vice-campeão paraibano), Globo FC (vice-campeão potiguar), CSA (vice-campeão alagoano), Itabaiana (vice-campeão sergipano) e Fluminense de Feira (terceiro colocado baiano).

Os demais participantes devem ser definidos nos próximos dias. No Piauí, o representante será conhecido na próxima quarta-feira (17), dia do segundo jogo da final do estadual entre Altos e Parnahyba. Em Pernambuco, Santa Cruz e Náutico ainda disputam a terceira colocação do estadual e o resultado sai na próxima terça-feira (16). Já no Maranhão, o campeonato está paralisado por causa de problemas na justiça desportiva.

De acordo com o ofício, as federações têm até às 13h do dia 18 de maio para oficializem seus representantes na fase preliminar.

FASE DE GRUPOS
Em 2018, a fase de grupo da Copa do Nordeste será disputada por 16 equipes. Os quatro clubes classificados na seletiva irão se juntar aos nove campeões estaduais de 2017 e aos vice-campeões de Pernambuco, Bahia e Ceará – as três melhores federações ranqueadas no RNF 2017.

Por: Samila Milhomem | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: